A transformação digital vem trazendo inúmeras vantagens operacionais para as empresas e formas mais eficientes de gerar valor para o cliente. As soluções relacionadas à telefonia 4.0 são um ótimo exemplo, já que estão ajudando os negócios a encontrar alternativas menos custosas para aumentar a qualidade do atendimento ao público.
Diante dessas mudanças, podemos observar o surgimento de novas tendências da comunicação que estão impactando o relacionamento com o consumidor ao oferecer um suporte mais humanizado e personalizado. Quer conhecer melhor essas novidades? Continue a leitura e aproveite!
Comunicação inclusiva
Por mais respeitosos que sejamos, às vezes transparecemos alguns estereótipos que podem soar ofensivos em uma conversa. Todos estão sujeitos a cometer esse tipo de erro, inclusive profissionais de atendimento.
Por isso, empresas estão criando guias de comunicação inclusiva com termos que devem ser evitados e expressões mais apropriadas para determinadas situações. Além disso, estão capacitando atendentes a exercitarem a empatia nos contatos com os clientes.
Comunicação unificada
A comunicação unificada nada mais é que a integração dos canais de contato da empresa tais como chat via whatsapp, site, facebook, telefone e outros, com o objetivo de manter as informações centralizadas e prestar atendimento de qualidade, independentemente do meio que o cliente escolher. Dessa forma, todo o histórico de interações fica registrado e disponível para os atendentes retomarem solicitações anteriores, se necessário.
Comunicação visual
Atualmente, os canais mais usuais de comunicação com o cliente utilizam o texto e a fala. Contudo, com a popularização de conteúdos em vídeo, principalmente nas redes sociais — com transmissão ao vivo, inclusive —, é comum vermos pessoas com preferência pelo contato visual também em termos de atendimento.
Lembrando que esse tipo de comunicação traz elementos que as mídias tradicionais de suporte ao consumidor não têm, como a linguagem corporal (gestos, expressões, olhares etc.) e o feedback visual (visualização imediata da reação do cliente).
Canais de redes sociais
Já que citamos as redes sociais na seção anterior, vale destacar que disponibilizar essas plataformas, além de aplicativos de mensagem como o WhatsApp como canais de relacionamento, é também uma forte tendência.
Entre essas aplicações, as mais populares oferecem perfis comerciais com ferramentas criadas justamente para ajudar a conhecer melhor o público e facilitar a interação com os clientes.
Inteligência artificial e chatbots
Tecnologias baseadas em inteligência artificial permitem que softwares tomem decisões com base em regras ou métodos de aprendizagem de máquina. Inovações do gênero já estão sendo aplicadas no relacionamento com o consumidor, especialmente nos chatbots.
Também conhecidos como contatos inteligentes, esses sistemas automáticos conversam com os clientes, tiram dúvidas mais comuns, realizam pequenas tarefas e, em casos mais avançados, conseguem aprender com as interações e melhorar suas respostas. Quando não são capazes de resolver uma requisição ou quando o usuário requisita, transferem o chamado para um operador humano.
Portanto, se você procura promover a vantagem competitiva na sua empresa, é importante estar à frente das novidades, antecipar demandas dos clientes e trazer mais satisfação ao público. Logo, acompanhar os avanços da telefonia VoIP e outras tendências da comunicação ajudará a revelar ótimas soluções nesse sentido para o seu negócio.
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