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Saiba quais são os canais de atendimento mais utilizados pelas empresas

Negócios Saiba quais são os canais de atendimento mais utilizados pelas empresas

A escolha dos canais de atendimento que serão utilizados pela empresa deve ser pensada e planejada focando o público alvo da comunicação. Isso porque cada público traz suas particularidades e preferências para entrar em contato com o atendimento especializado. Entre os meios mais comuns, temos o telefone, sendo o canal de atendimento preferido pelos clientes.

Uma pesquisa mostra que mais de 75% dos consumidores optam pelo telefone para efetuar uma reclamação às empresas. O que também eleva o índice de resolução de problemas por esse meio de comunicação. Vale lembrar que essa pesquisa é genérica, agrupando pessoas usuárias de diferentes serviços e produtos. Portanto, tenha em mente seus clientes antes de mudar os canais de atendimento da sua empresa.

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Deseja saber quais plataformas de atendimento são as mais utilizadas para os negócios? Então, nos acompanhe nesta leitura e fique por dentro do assunto!

Canais de atendimento mais implementados

Atendimento por telefone

Como dissemos, o telefone é o principal canal de atendimento utilizado pelo público consumidor. Logo, é importante sempre oferecê-lo para seus clientes, mesmo que outros meios sejam amplamente utilizados. O telefone é inclusivo, pois está presente em mais de 90% das residências brasileiras, aumentando o alcance do suporte prestado por sua empresa.

Ofertar mais de um canal de comunicação garante aos seus clientes a disponibilidade total para uma conversação e resolução de questões. Entretanto, pense em estratégias para reduzir custos com telefonia, uma vez que os gastos em excesso podem atrapalhar a eficiência da execução dos serviços e ameaçar o crescimento do seu negócio.

Atendimento via chat

O atendimento em tempo real é preferido por quem deseja a mesma eficiência do telefone, porém não quer ou não pode utilizá-lo. O agente que trabalha com o chat está presente, assim como na ligação, e garante o suporte durante todo o procedimento até a finalização do contato.

O chat é muito utilizado na negociação de vendas, suporte pós-vendas e nos atendimentos de urgência. Há também outros usos, como reter clientes e impedir o abandono do carrinho de compras.

Atendimento via redes sociais

Acompanhando o atendimento em tempo real, existem as redes sociais que também proporcionam essa mesma experiência. A diferença está no acesso: em um, o cliente precisa acessar o site para utilizar o chat em tempo real, no outro ele utiliza a própria rede social da qual já participa.

Tendo isso em mente, é importante disponibilizar uma equipe especializada no atendimento online via redes sociais. Não deixe o usuário esperando muito tempo, pois isso vai contra a eficiência da plataforma — atendimento em tempo real equivale à agilidade!

Também, não é necessário ter presença online em todas as redes sociais. Escolha aquelas que seus consumidores mais utilizam e que podem trazer um retorno positivo para seu atendimento. Facebook, LinkedIn e Twitter estão entre as preferidas para suporte. Também fique atento à linguagem utilizada, alinhando tanto com seus clientes quanto com a plataforma escolhida.

Autoatendimento

O autoatendimento é muito utilizado para casos simples, que não necessitam da intervenção de um analista ou especialista. Existem várias maneiras de disponibilizar essa modalidade. No telefone, uma delas é implementar a URA — Unidade de Resposta Audível — que disponibiliza algumas opções automatizadas, como a 2ª via de fatura e cancelamento ou contratação de serviços simples.

Já para os sites, pode-se implementar chatbots que respondem perguntas, indicam áreas para atendimento e possíveis soluções. Além disso, o FAQ também é uma ótima opção para os sites, listando possibilidades de problemas e as resoluções para tais.

Aliás, o FAQ significa Frequently Asked Questions, que, em português, significa “Perguntas Mais Frequentes”. Logo, nele estarão as demandas mais simples e que são mais procuradas por seus clientes. É um recurso essencial!

Suporte online

O suporte online é oferecido diretamente no site da empresa e não requer atendimento em tempo real, porém, ainda assim, demanda atenção e um tempo de resposta relativamente baixo. Isso porque as demandas mais tratadas por essa modalidade são as complexas e urgentes, que precisam de análise, da participação de outros departamentos e, até mesmo, agendamento técnico.

Justamente pela urgência é que o tempo de espera não deve ser maior do que alguns dias úteis. O e-mail é uma das formas mais utilizadas para esse canal de atendimento, além do ticket. O ideal é acrescentar uma página exclusiva para esse suporte e que indique um formulário para ser preenchido pelo consumidor.

O formulário deve conter campos com os dados necessários para continuar o atendimento do cliente, assim como os meios para entrar em contato com a resolução da demanda. Lembrando que os atendentes responsáveis por esses canais devem ter boa escrita e um bom conhecimento dos procedimentos da empresa.

Os canais de atendimento devem ser implementados de acordo com as exigências do serviço oferecido e com o público alvo dos negócios. É muito importante que os colaboradores envolvidos também sejam bem treinados e saibam direcionar o consumidor para a resolução das questões.

E aí, gostou do conteúdo? Deixe um comentário em nosso post falando qual canal de atendimento é mais utilizado na sua empresa e qual outro seria bom implementar!

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Converse Telecom30-11-2018

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