O feedback é um retorno importante que um profissional oferece sobre o trabalho ou o comportamento de um colega, com o objetivo de incentivar o seu crescimento. E é aí que está a importância de as empresas prezarem pela cultura do feedback.
Contudo, nem sempre observamos esse tipo de comunicação em via dupla — normalmente ocorre de líder para liderado, mas não de liderado para líder — sendo necessário o desenvolvimento dessa cultura na companhia. Continue conosco para entender mais sobre o tema. Boa leitura!
O que é a cultura do feedback?
A cultura do feedback começa ao se estabelecer na empresa o costume de o gestor dizer aos colaboradores o que aprecia no trabalho deles e onde gostaria que melhorassem. Aliado a isso, é fundamental que o gestor deixe claro que o feedback vindo dos colaboradores é incentivado.
O ideal é que isso ocorra periodicamente, de modo que todos entendam como essa prática é pertinente para a organização. Assim, a empresa deixa claro que se preocupa com o desenvolvimento dos membros do time e com o relacionamento entre eles.
O que é necessário para oferecer um bom feedback?
Agora que sabemos o conceito da cultura do feedback, vamos entender o que devemos levar em conta para fazer essa comunicação da melhor maneira possível. Acompanhe.
Ter empatia
A empatia consiste em se colocar na perspectiva de outra pessoa, com a finalidade de entender o que ela está sentindo e os tipos de pensamentos que passam pela sua mente. Isso ajuda a compreender como determinadas situações relacionadas ao trabalho afetam o seu estado emocional.
A partir dessa prática, conseguimos reduzir os juízos de valor que fazemos em relação àquela pessoa, ajustando a melhor forma de fazer elogios ou críticas construtivas.
Ser objetivo
A objetividade é essencial para evitar interpretações equivocadas. A função do feedback é proporcionar o crescimento do profissional, então, qualquer confusão que ocorra durante o processo pode comprometer a sua efetividade.
Logo, é recomendável que a conversa seja clara e direta. Se a fala for muito extensa, também há o risco de quem está recebendo o feedback se irritar, passando a enxergar a prática com rejeição.
Escolher o ambiente e o momento certos
Como se trata de algo bastante pessoal, é importante que o feedback ocorra em um ambiente adequado. Além de proporcionar privacidade, o local escolhido deve ser o mais neutro possível e livre de interrupções.
O momento também precisa ser considerado. Se a equipe estiver sobrecarregada ou com prazos apertados, talvez seja melhor esperar a situação se tranquilizar. Qualquer comentário um pouco menos criterioso nessas circunstâncias pode exaltar ainda mais os ânimos.
Usar o tom de voz adequado
O tom de voz diz muito sobre a intenção de quem fornece o feedback. Enquanto que elevar a voz passa a ideia de ameaça, um tom excessivamente calmo pode indicar que a pessoa não está muito interessada naquela conversa.
Sendo assim, adote uma entonação equilibrada, que transmita a seriedade e o empenho em fazer a outra pessoa entender em que áreas tem atuado bem e onde há espaço para melhorias.
Escutar o outro lado
Depois de feitos os comentários — especialmente se for uma crítica negativa —, escutar o que o outro tem a dizer é crucial para que os dois lados saiam ganhando. Além de respeito, isso demonstra interesse no ponto de vista da pessoa — perceba a relevância da empatia —, que também deve se sentir livre para dar o seu próprio feedback.
Quais são as suas vantagens para as empresas?
Confira a seguir os principais benefícios que uma cultura de feedback promove aos negócios empenhados em adotá-la.
Impacta na qualidade do trabalho
Quando o profissional recebe um retorno sobre os resultados do seu trabalho, fica mais claro quais são as expectativas da empresa em relação ao seu desempenho. Já quando o gestor recebe o feedback dos demais colaboradores, consegue entender se há pontos fracos na sua liderança ou problemas em gerir o time.
Como consequência, teremos pessoas mais conscientes de onde podem melhorar, aumentando a produtividade e a qualidade dos seus afazeres.
Favorece a motivação da equipe
Lembra que falamos da importância de ter empatia e demonstrar interesse pela evolução do outro? Isso motiva o colaborador a se empenhar, pois sabe que outras pessoas desejam o seu sucesso e crescimento.
Muitas vezes um funcionário esforçado não recebe o devido reconhecimento, o que é extremamente desmotivador. Ao mesmo tempo, há quem tenha um desempenho inferior às suas capacidades, mas que se tivesse alguém para dizer de que maneira poderia melhorar, já teria uma performance superior.
Melhora o aprendizado
Dar e receber feedbacks também pode ser visto como uma excelente oportunidade de capacitar os colaboradores com habilidades emocionais.
Quando recebemos um retorno sobre as nossas decisões e comportamentos, aprendemos mais sobre nós mesmos e sobre como as pessoas em volta enxergam as atitudes que tomamos. Por outro lado, quando estamos na posição de fazer críticas, exercitamos a capacidade de argumentação e de nos expressar sem rodeios, tomando sempre o cuidado para não ofender.
Promove o diálogo
Se uma empresa estimula os gestores a criticarem à vontade, sem sequer dar direito de resposta a quem recebeu a crítica, fica claro que naquele ambiente não há brecha para questionar.
Já com a cultura do feedback, o hábito de pensar no crescimento do outro e refletir isso em seus comentários passa a fazer parte dos princípios da organização. Com isso, a equipe naturalmente passa a ter uma postura mais tolerante em relação às opiniões dos demais colaboradores, promovendo não apenas o diálogo, mas também a resolução de problemas com soluções mais criativas.
Portanto, tenha em mente que a cultura do feedback se baseia principalmente no equilíbrio. Não se trata de fazer apenas críticas ou só tecer elogios, e muito menos impedir que as pessoas orientem ou sinalizem erros umas das outras. Trata-se de criar um ambiente mais humanizado, em que todos se ajudam e crescem juntos.
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