A ideia de que para ser um bom vendedor basta ser simpático e gostar de falar com as pessoas não é verdade. O profissional de vendas precisa ter conhecimento e estar bem preparado para ter um bom desempenho. Encontrar o perfil certo é, muitas vezes, um grande desafio para os profissionais responsáveis pelo recrutamento e seleção das empresas, os quais estão continuamente buscando e empregando as melhores práticas.
Quer saber o que você precisa fazer para contratar bem? Então continue a leitura que nós lhe daremos boas dicas!
Por que é importante selecionar bem sua equipe?
A equipe comercial de uma empresa é vital para a manutenção e crescimento do negócio. Independentemente de serem profissionais presenciais ou de call center, eles devem estar alinhados com a cultura e objetivos da empresa. Para isso, um bom processo de recrutamento e seleção é fundamental.
Contratar, treinar e, alguns meses depois, descobrir que aquele profissional não se encaixa na vaga é um desperdício de tempo e recursos para a empresa. Por isso, é importante definir bem as características que se procura para, assim, reduzir os riscos e todos ganharem no processo. Portanto, fique atento às 6 dicas a seguir.
1. Identifique o perfil ideal para sua empresa
Um ótimo vendedor de uma empresa não necessariamente será eficaz em outra, e o motivo é que cada organização tem uma cultura e valores nas quais o vendedor, em função do seu perfil, poderá ou não se adaptar. Considerar isso na hora de contratar é o primeiro passo para fazer a seleção correta. Portanto, defina as características de personalidade dos candidatos que melhor contribuirão para bons resultados da sua equipe de vendas.
2. Mapeie as competências necessárias
Uma vez que já sabe quais características procura, busque mapear as competências que são necessárias para o cargo. Diante disso, será possível avaliar os pontos fortes e os fracos de cada candidato no intuito de descobrir os perfis que mais facilmente poderão ser moldados para que desenvolvam as competências requeridas para o cargo. Lembre-se que dificilmente encontrará alguém 100% apto. Faz parte da gestão de recursos humanos desenvolver habilidades específicas nos novos colaboradores.
3. Organize um processo seletivo detalhado
Não basta saber o que procura, também é preciso descobrir como encontrar. Para isso, crie um processo detalhado de recrutamento e seleção, com uma boa apresentação da empresa, dinâmicas para identificar os pontos fortes que procura em cada candidato, bem como entrevistas direcionadas que possam traçar com boa precisão o perfil dos entrevistados. Não exija mais do que o cargo necessita, logo, foque em encontrar as características predefinidas que você selecionou para o cargo.
4. Avalie os talentos internos
Considere a possibilidade de abrir as novas vagas para os atuais colaboradores da empresa. Muitas vezes, talentos estão escondidos em outros cargos e podem ser melhor aproveitados em novas funções. Esses candidatos internos já estão inseridos na cultura da empresa e alinhados com os valores e objetivos da organização. Além disso, o hábito de oferecer novas oportunidades aos funcionários tende a aumentar a credibilidade da empresa e aumentar a taxa de retenção de funcionários .
5. Defina os meios de divulgação da vaga
Caso não seja possível uma promoção interna, divulgue a vaga externamente. Aproveite ao máximo as opções gratuitas disponíveis no mercado para o recrutamento. É possível encontrar profissionais por redes sociais, sites especializados e inclusive por indicações dos próprios funcionários. O anúncio deve ser o mais preciso possível, para que se evite a atração de candidatos fora do perfil pretendido.
6. Analise a necessidade de terceirizar
Uma opção bastante interessante é terceirizar todo o processo de recrutamento e seleção. Talvez custe mais caro à empresa, porém, esse valor se justifica na medida em que estando o processo sob a responsabilidade de profissionais, maiores são as chances de acerto na contratação, evitando-se a perda de tempo e recursos que se teria caso a empresa por conta própria não acertasse na escolha do novo colaborador.
Quais as características mais procuradas em um vendedor?
Embora o perfil, habilidades e competências procuradas nos candidatos possam variar de acordo com o perfil da vaga e da empresa, algumas características são as mais buscadas no mercado para a função de vendas.
É interessante conhecê-las pois você poderá utiliza-las nos seus processos de seleção.
- gostar de vendas: geralmente os profissionais de sucesso gostam do que fazem, sendo este portanto um de seus “segredos”;
- ser resiliente: o vendedor precisa estar preparado para não se abalar enquanto a quantidade ou valores de venda não estiverem dentro de suas metas;
- ser gentil: quem não prefere um atendimento prestado por uma pessoa gentil?;
- ser positivo: em vendas, cada cliente potencial é um desafio, então, manter-se positivo é uma atitude que irá contribuir para a conquista do sucesso;
- gostar de metas: o principal parâmetro de um vendedor são seus resultados, que tendem a ser melhores quando são estabelecidas metas de desempenho;
- ser proativo: superar as expectativas dos clientes em um atendimento de boa qualidade aumenta em muito a chance de concretização da venda;
- ser honesto: mentir para a realização de uma venda não é uma boa estratégia, pois além de ir contra a moral e os bons costumes pode trazer consequencias negativas para a empresa, como perda de reputação ou envolvimento em processos judiciais;
- saber ouvir: Um bom ouvinte terá mais facilidade em identificar os desejos ou necessidades dos clientes;
- gostar de aprender: ser empenhado por exemplo em conhecer cada vez mais sobre os produtos ou serviços ofertados e em aprender técnicas e habilidades para um bom relacionamento interpessoal são características inerentes em muitos vendedores de sucesso.
Contratar bons vendedores não é tarefa fácil, pois eles são escassos e todos estão atrás. Para aumentar a chance de ter sucesso nessa empreitada é fundamental ter um processo de recrutamento e seleção bem definido. Terceirizar pode ser uma ótima alternativa quando a empresa tem condições financeiras para tal. As dicas desse post podem lhe servir de referência tanto em um processo de recrutamento e seleção próprio quanto terceirizado.
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