Contar com um atendimento telefônico profissional pode fazer uma grande diferença no desempenho das empresas. Quando nos referimos a atendimento profissional, também estamos falando sobre a aquisição de números nacionais 0800 e 4003.
Quer saber mais sobre o que são esses números e quais as principais diferenças entre eles? Então continue acompanhando nosso post para conferir!
O que são os números nacionais 0800 e 4003
Tanto o 0800 quanto o 4003 são números profissionais, de grande abrangência nacional e que podem ser obtidos apenas por empresas. No entanto, existem diferenças na utilização de cada um deles pelo seu negócio.
Para entender bem quais são essas diferenças, nada melhor do que começar por aquele que talvez seja o código mais conhecido no Brasil: o 0800.
A história e a função do código 0800
Criado em 1994, o Serviço Telefônico Fixo Comutado Público – 0800 (STFC-0800) teve suas primeiras definições de uso estabelecidas por meio da Norma nº 004/94, da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
Foi estabelecido que o código 0800 seria do tipo “Não Geográfico”. Isso significa que este número não contêm dígitos com indicação geográfica — com função de encaminhar as chamadas para um local físico dentro da região, como é o caso do “21”, que identifica números geográficos do Rio de Janeiro e o “11”, que funciona para São Paulo.
Quanto ao valor da ligação, quem paga o custo da chamada é o assinante, portador do número 0800 — funciona como uma espécie de chamada a cobrar.
No site da Anatel, é possível conferir uma lista com todos os códigos 0800 aprovados pelo país.
Entendendo o 4003
Os códigos 4003 são da mesma família do prefixo 4000, que foi apresentado para os brasileiros no começo dos anos 2000, a fim de substituir o 0800 em algumas localidades. No entanto, ao contrário do 0800, o 4003 não funciona gratuitamente.
Com o código 4003, o usuário pode ligar a partir das principais regiões do Brasil (no caso, as capitais) sem precisar de uma Discagem Direta a Distância (DDD). Dessa forma, as chamadas têm uma única tarifa nacional por minuto, independentemente da hora, do local ou do destino.
O dono do código paga por uma mensalidade, mas não recebe parte alguma da tarifa debitada por quem realizou a chamada, ou seja, essa tarifa, de quem realiza a ligação, vai direto para o provedor.
As vantagens de se utilizar o 0800 e o 4003 em sua empresa
Agora que você já sabe a história e as características desses códigos, nada melhor do que entender as vantagens que eles podem trazer para o seu negócio. Veja a seguir!
Grande abrangência
Uma enorme vantagem dos números nacionais 0800 e 4003 é que eles são os mesmos para atender grande parte do Brasil, algo que facilita bastante a comunicação da sua empresa com o público e gera uma identidade para o atendimento.
Possibilidade de bloquear alguns tipos de ligações
Ligações feitas a partir de celulares podem ser bloqueadas com esses números especiais, o que contribui para a diminuição da quantidade de trotes recebidos e, como consequência, para a otimização da hora trabalhada de suas equipes.
Número de fácil memorização
Quando os primeiros telefones começaram a circular no mercado, para realizar uma ligação, você só precisava tirar o aparelho do gancho e pedir para que um atendente conectasse você com a outra ponta. No entanto, com o aumento das linhas, foi necessário criar números específicos para cada proprietário e até para cada região.
Como a sequência de números telefônicos hoje gira em torno de 9 dígitos (sem contar o DDD), é melhor contar com um 0800 ou 4003 para que o usuário memorize a sequência mais facilmente. Assim, ele só guarda os números que vêm depois do código especial.
Aumento da percepção de credibilidade da empresa
Como apenas as empresas podem adquirir os códigos 0800 e 4003, usá-los em seu negócio pode ajudar a aumentar a percepção de credibilidade relacionada à marca. Essa ação pode fazer com que o cliente entenda que não está lidando com uma empresa amadora.
Vantagem competitiva em comparação com quem não oferece essas facilidades
Quando sua empresa oferece um sistema de comunicação profissional para tirar as dúvidas dos clientes e, além do mais, conta com um número de fácil memorização, ela sai na frente de várias outras. Portanto, apostar na obtenção de um número 0800 ou 4003 é também ganhar mais competitividade diante da concorrência.
Disponíveis nas plataformas TDM ou IP
Atualmente, muitas empresas adotam infraestruturas de Time Division Multiplexers (PABX TDM) ou Internet Protocol (IP), também conhecidas como Voice over Internet Protocol (VoIP) — em português, Voz sobre Protocolo de Internet. Falaremos mais sobre esse assunto logo na sequência, mas já destacamos que ambas funcionam perfeitamente com números 0800 e 4003.
VoIP: por que usar essa tecnologia
Como foi dito por aqui, os números 0800 e 4003 funcionam perfeitamente em plataformas IP — ou VoIP. No entanto, nem todo mundo ainda conhece essa tecnologia. Por isso, nada melhor do que falar um pouco mais a respeito dela.
VoIP é um tipo de tecnologia que permite o envio de voz por meio de IP, ou seja, transforma os sinais de áudio analógicos em dados digitais que podem ser transferidos via Internet. É assim que funcionam as ligações de programas como Skype, Facebook Messenger e WhatsApp.
Além de contar com ligações bem mais baratas, o VoIP também permite que várias chamadas ocupem o mesmo espaço — diferentemente do que acontece com a telefonia tradicional. Isso ocorre porque na rede convencional 10 minutos de ligação consomem cerca de 10 minutos de transmissão — com uma taxa de 128 Kbps — enquanto no VoIP a mesma chamada ocupa 3,5 minutos do tempo de transmissão — a 64 kbps.
Com a combinação do VoIP e de um número 0800 ou 4003, você pode proporcionar uma excelente solução para o seu cliente sem custo de ligação ou a um custo bem mais baixo. Além disso, é possível atender vários outros clientes simultaneamente.
Como você pôde ver por aqui, os números nacionais 0800 e 4003 trazem diversas facilidades para os clientes e para a sua empresa, tornando o seu negócio mais competitivo e profissional. Não perca mais tempo: comece a planejar agora mesmo a adoção de um desses modelos para a sua organização. Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Então deixe a sua pergunta aqui mesmo em nossa caixa de comentários.