A comunicação é um pilar muito importante em qualquer área, inclusive nos negócios, e estabelecê-la com qualidade tanto interna quanto externamente é necessário para o sucesso da sua organização.
O desenvolvimento da tecnologia trouxe inovações importantes nesse campo da comunicação, dentre elas o VoIP.
Continue lendo este post e entenda mais sobre a tecnologia VoIP e as diferenças entre VoIP grátis e VoIP pago!
O que é VoIP?
Se a sua empresa utiliza o serviço telefônico em grande escala, é interessante conhecer mais sobre o VoIP. A Voz sobre Protocolo de Internet (VoIP) é uma tecnologia que possibilita receber e efetuar ligações via internet, tornando o serviço mais barato em relação à telefonia convencional e em algumas situações até gratuito.
Como o VoIP funciona?
A tecnologia VoIP integra a linha telefônica com a internet, possibilitando ligações paras telefones fixos ou móveis. No VoIP os sinais de áudio são convertidos em pacotes de dados, num processo chamado de codificação, e após trafegar pela internet de um ponto para outro retorna à forma de sinais de áudio num processo chamado de decodificação. Aplicativos como WhatsApp e Skype utilizam o VoIP.
Você pode encontrar no mercado, conforme já mencionado anteriormente, o serviço de VoIP oferecido gratuitamente. Veja a seguir as situações em que isso ocorre e a comparação entre VoIP grátis e pago.
Quais as diferenças entre VoIP grátis e VoIP pago?
O VoIP grátis é uma boa alternativa para aqueles que desejam fazer ligações totalmente online. Nesse caso, tanto quem chama quanto quem recebe utiliza apenas a internet. O serviço, independentemente do tempo de duração, somente não envolverá custos se tanto de um lado quanto de outro, ou seja, chamador e recebedor, utilizarem o mesmo software como acontece no caso dos aplicativos já mencionados anteriormente, WhatsApp e Skype. Entretanto, no mundo empresarial, é inviável depender que os clientes tenham o mesmo aplicativo que a empresa para que a chamada não seja tarifada.
Algumas empresas chegam a oferecer o serviço gratuito em ligações para telefones fixos, porém o que se percebe é que a qualidade das ligações e do suporte deixam muito a desejar. Não compensa.
Outra situação em que temos o VoIP gratuito é quando alguns fornecedores oferecem um teste do serviço. Nesse caso há uma limitação de tempo ou período e portanto não é uma possibilidade definitiva.
Já o VoIP pago, apesar de ter um custo, possibilita uma experiência bem melhor do usuário em termos de qualidade e suporte. Vale o investimento e continua sendo uma opção bem mais barata frente aos serviços de telefonia comum. Chega-se a ter uma economia de 80%.
O VoIP pago possibilita ainda serviços agregados, como número 0800, SMS em massa, números virtuais (DID) e PABX virtual. Tais ferramentas possuem importante papel para o aprimoramento da relação com os clientes.
Como você pôde notar, existem diferenças significativas entre VoIP grátis e VoIP pago, e para você que busca uma solução profissional para a comunicação, o VoIP pago é a melhor alternativa. Entre em contato com a Converse Telecom e escolha o melhor para a sua empresa!