Já parou para pensar no impacto diário que a internet tem em nossas vidas? A comunicação, por exemplo, assumiu outro formato: recebemos notícias e atualizações importantes por e-mail, além de manter os amigos próximos e poder consultar com um médico fazendo chamadas via internet.
A rede mundial de computadores amadureceu ao longo dos últimos 20 anos e deixou de ser somente um lugar de refúgio para os fóruns e as salas de bate-papo. Agora, ela nos entrega recursos primordiais para o desenvolvimento de novas estratégias de negócio. Inclusive, sistemas baseados no VoIP podem entregar mais recursos às empresas.
Deseja saber mais sobre chamadas via internet e o seu impacto para a comunicação da empresa? Então continue a leitura do artigo!
Como funcionam as chamadas via internet?
Não é algo complicado de entender e com certeza você já até fez alguma chamada pela internet. A tecnologia VoIP (Voice Over internet Protocol, ou Voz sobre Protocolo de internet) é o sistema utilizado para converter a voz em sinais digitais, que são transmitidos pela internet.
O modo mais comum de fazer chamadas via web é utilizando os aplicativos, e é aqui que você se familiariza. Apps, como WhatsApp, Facebook Messenger, Viber, Skype e Fring, utilizam a tecnologia VoIP para permitir ligações de dados ou chamadas via rede de computadores.
Veja outros dispositivos utilizados para as ligações VoIP:
- ATA: é a sigla para Adaptador de Telefone Analógico, e serve para conectar o aparelho de telefone comum à rede de internet, possibilitando que a voz seja digitalizada e transferida por meio de dados;
- Telefone IP: é um telefone específico para o uso de chamadas via internet, tendo entradas para a rede doméstica VoIP;
- Softphones: são softwares que emulam um sistema telefônico e que exibem um teclado na tela, permitindo chamadas via internet em celulares, tablets e computadores;
- PABX Virtual: assemelha-se ao sistema do PABX analógico. Porém, o PABX Virtual tem outros recursos, como conexão com computadores, ramais ilimitados e maior escalabilidade. Também é conhecido como PABX Cloud ou em Nuvem.
É justamente o PABX Cloud que permite algumas das principais funcionalidades que o VoIP oferece. Veja alguns exemplos:
- automatização de atendimento;
- inclusão e remoção de novos ramais virtuais;
- trabalho home office para os atendentes;
- interligação entre filiais;
- gratuidade nas ligações entre filiais.
Quais são os benefícios das ligações por VoIP?
Existem vários benefícios de utilizar o VoIP para realizar as chamadas na sua empresa. Confira abaixo os principais deles, que transformarão o seu negócio!
Comunicação com filiais
Com o VoIP, as ligações entre as diferentes filiais da empresa acontecem sem custo algum, o que reduz os gastos com telefonia. Também é possível integrar softwares que as empresas utilizam e compartilhar informações de uma sede para outra.
Mobilidade
Ao utilizar o sistema VoIP em sua empresa, seus funcionários terão mais mobilidade para desempenhar tarefas à distância. Por exemplo, viagens de negócio, escritórios home office e reuniões em conferência podem ocorrer a qualquer momento, bastando uma conexão com a internet.
Os usuários da rede VoIP empresarial têm senha e login de acesso, o que proporciona segurança e permite conexões fora da sede. Aqui entram os dispositivos usados para fazer ligações pela internet.
Redução de custos
A instalação da rede VoIP é simples e barata, exigindo baixo investimento inicial. As ligações são mais em conta do que na telefonia tradicional e aceitam serviços, como os números virtuais, 0800 voip, PABX IP dentre outros. Além disso, a manutenção do serviço é de responsabilidade da empresa contratada, que faz atualizações e eventuais reparos na rede.
Flexibilidade
A telefonia VoIP possibilita que você acrescente quantos números e ramais forem necessários, sem custos com instalações e novos equipamentos. Se for preciso reduzir a capacidade de atendimento, o processo também é simples. Caso a empresa mude de cidade, o número permanece exatamente o mesmo.
Monitoramento
O VoIP tem ferramentas que permitem a monitoria de todas as chamadas recebidas e realizadas, mostrando o custo e a duração das ligações, além de sinalizar os ramais envolvidos. Os relatórios que podem ser emitidos mostram mais dados complementares, como a fila de espera.
Por meio desses relatórios você conseguirá acompanhar indicadores de atendimento, tais como o tempo das ligações, consumidores em fila e a quantidade de clientes que ligaram. Também existe a possibilidade de gravar as chamadas e ouvi-las depois, o que ajuda a melhorar o feedback dado ao atendente.
Serviços agregados
Por funcionar por meio da internet, a telefonia VoIP oferece diversos serviços agregados. Abaixo explicamos alguns deles. Confira!
Número Virtual
Os números virtuais são gerados pela telefonia VoIP para receber chamadas por meio da internet. Assim, além de gastar menos com as chamadas, você pode ter um DDD diferente da região onde sua empresa está.
Explicando melhor, digamos que sua empresa esteja em São Paulo capital, onde o DDD é o 11. Porém, você também atende a cidade de Campinas, que fica relativamente perto, mas o DDD é o 19. Dessa forma, sempre que seus clientes de Campinas precisam ligar na central, pagam interurbano.
Com o número virtual você pode ter um telefone com o DDD 19, mesmo estando em São Paulo, onde o DDD é o 11. Você atenderá as chamadas usando algum dos dispositivos que falamos. Também poderá usar seu próprio smartphone para receber as ligações.
Número 0800
Este você já conhece. É aquele número que as empresas contratam para poder disponibilizar um canal de comunicação gratuito aos clientes. A tarifação é chamada de reversa, pois quem paga o custo da ligação é a empresa.
Na telefonia VoIP, porém, o 0800 possibilita configurar o call back, que é uma funcionalidade que permite que o cliente seja avisado para desligar a ligação e aguardar o sistema retornar para ele em seguida. Funciona assim:
- seu cliente liga para o número 0800 VoIP;
- uma URA (Unidade de Resposta Audível) atende e agenda a ligação;
- um atendente da sua central entra em contato.
Fazer ligações pela internet é mais barato, diminuindo o custo para sua empresa e ainda trazendo facilidade para os consumidores.
SMS em massa
O SMS, ou torpedo de celular, é um ótimo método de comunicação objetiva com seus clientes. Você pode fazer configurações de disparo, enviando mensagens de marketing ou corporativas. Além de ofertas de produtos e serviços, você pode:
- lembrar vencimento de fatura;
- lembrar agendamento de visita;
- encaminhar protocolo de atendimento;
- fornecer código de barras de segunda via de boleto;
- fazer notificações massivas de emergência.
Como implementar?
A implementação é de responsabilidade da operadora VoIP que sua empresa contratará. Porém, é importante observar alguns pontos antes de adquirir qualquer serviço. O primeiro deles é a velocidade da internet, sendo que o essencial é uma conexão estável e com o tamanho de banda larga adequada para as ligações. O número de ligações simultâneas a serem recebidas e o perfil de utilização da rede (número de usuários, tamanho e frequência dos downloads) definirão a velocidade de internet (banda) a ser contratada.
Por isso, pense na possibilidade de aumentar a velocidade da conexão existente, de modo a comportar o tráfego atual e o de ligações simultâneas. Mas também considere a viabilidade de contratar um link dedicado para o VoIP, que trará ainda mais estabilidade ao sistema. Sem contar que um link dedicado é acompanhado de um link reserva caso ocorra um eventual problema no link principal.
Após isso, pesquise sobre as operadoras disponíveis no mercado. Não basta avaliar só o valor do que é oferecido. É preciso levar em conta a qualidade do atendimento ao cliente, além de recursos e serviços disponibilizados.
Outros fatores para considerar:
- quantidade de terminais;
- de quais serviços agregados sua empresa precisa;
- implementação por etapas.
A telefonia VoIP é a tecnologia que permite fazer ligações pela internet. Com ela, as empresas ganham mobilidade nos negócios e flexibilidade para crescer e se adaptar. Além disso, o VoIP é responsável por uma grande economia nas ligações telefônicas.
Para fazer ligações pela internet, você precisa contar com uma empresa que realmente entende do negócio. A Converse Telecom é referência nacional em telefonia VoIP. Com nosso suporte, sua empresa reduzirá custos e conseguirá aprimorar o atendimento.
Aproveite o momento e fale com quem realmente entende de VoIP. Entre em contato com a Converse e saiba o que podemos fazer por você!