Toda empresa que sabe como fidelizar clientes e criar estratégias com esse foco colhe resultados fundamentais para seu crescimento: ganha defensores de sua marca e tem mais oportunidades de vendas sem os pesados custos de aquisição de novos compradores.
Esse posicionamento vale para todos os canais da empresa, das redes sociais ao atendimento telefônico, todos devem oferecer uma comunicação e experiência de contato fidelizadoras.
Quer conhecer a inteligência por trás das estratégias de fidelização? Como criar experiências inovadoras e relevantes para seu público otimizando ao, mesmo tempo, os custos operacionais? Confira agora mesmo neste post!
Como fidelizar clientes?
Conheça bem o perfil do público-alvo
Conhecer o perfil do seu público-alvo é imprescindível para que suas estratégias sejam personalizadas de acordo com o que é relevante para seus potenciais clientes.
Dessa maneira, a comunicação, as ofertas e até mesmo os diferenciais dos produtos e serviços podem ser melhorados. Se o público-alvo é sensível ao valor dos produtos, por exemplo, a empresa pode focar suas estratégias na redução de custos que afetam o preço, como os de telefonia e logística. Tais medidas trarão muito mais satisfação aos clientes, não é mesmo?
Personalize o atendimento
Ao personalizar o atendimento, a empresa cria uma relação íntima com o cliente. Chamá-lo pelo nome, ligar na hora e no dia mais conveniente para o cliente, questionar sua satisfação com os últimos produtos adquiridos, entre outras atenções, são formas de encantar o cliente.
Além disso, tal personalização também permite que a empresa seja mais eficiente em suas abordagens. É preciso lembrar que ligar para o cliente e oferecer produtos envolve diversos custos que precisam ser pagos com a conversão daquela venda. Com a personalização do atendimento, a oferta também é personalizada e as chances de ser aceita são muito maiores.
Implemente o pós-venda
Outro ponto fundamental para garantir a fidelidade do cliente é demonstrar a preocupação da empresa com sua satisfação. Também chamado de Customer Success, esse tipo de estratégia assegura que o comprador foi convencido sobre uma compra com alguns diferenciais do produto ou serviço, e que eles foram percebidos durante seu uso, ou até mesmo, potencializados.
Assim, fazer um pós-venda que demonstra compromisso com o resultado e que busque o máximo da satisfação do cliente é uma das maneiras mais eficientes de fidelizá-lo.
O que pode comprometer a qualidade no relacionamento com o cliente?
Ignorar as necessidades dos clientes
Não é o cliente que deve se adaptar ao produto ou à empresa, mas são as ações comerciais e de marketing que devem encontrar o comprador ideal para cada um de seus produtos ou serviços. Com isso, as necessidades são atendidas e a possibilidade de recompra aumenta.
Não investir em tecnologia e inovações
Trazer inovações de telefonia como o VoIP, PABX IP, números digitais, call center virtual, entre outras soluções, pode proporcionar experiências mais relevantes para os clientes, e, claro, otimizar os custos operacionais do negócio. Por isso, esse deve ser um ponto de atenção frequente.
Não treinar os colaboradores para saberem como fidelizar clientes
Mesmo com toda tecnologia, a equipe de colaboradores ainda será uma das principais ferramentas para a diferenciação do atendimento e experiência de compra. Por isso, treiná-la regularmente é essencial para o sucesso das vendas.
Também é importante ressaltar que acompanhar a concorrência e fazer uma gestão alinhada aos indicadores de performance e à satisfação dos clientes é determinante para a fidelização e sucesso das vendas.
Agora que deu para entender como fidelizar clientes a partir dessas estratégias, que tal reforçar esse posicionamento com outras melhorias no seu atendimento? Assine nossa newsletter e receba novidades e dicas de gestão!