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Passo a passo: aprenda agora como elaborar um diagrama de Ishikawa

Negócios Passo a passo: aprenda agora como elaborar um diagrama de Ishikawa

Se você não sabe elaborar um diagrama de Ishikawa é porque ainda não conhece a eficácia dessa ferramenta para a melhoria e o controle da qualidade, utilizada, por exemplo, nos processos de uma empresa.

A premissa básica da ferramenta é de que para toda causa há um efeito consequente e assim, supõe-se que, um grande problema pode ter efeitos devastadores caso não sejam detectadas e corrigidas as causas mais iminentes.

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Neste post você saberá o que é e para que serve o diagrama de Ishikawa, além de aprender o passo a passo para elaboração e aplicação na sua empresa!

O que é o diagrama de Ishikawa?

Ferramenta de representação gráfica investigativa capaz de detectar e resolver problemas de formas simples e objetiva, propondo ações pontuais para cada item mensurado. A metodologia existe desde a década de 60.

Quando o engenheiro químico japonês Kaoru Ishikawa desenvolveu a ferramenta, focou na ideia de que era preciso avaliar as causas possíveis que faziam com que os problemas ocorressem e se tornassem maiores em pouco tempo.

Desde a sua concepção até a atualidade muitos nomes foram atribuídos e você já deve ter ouvido falar de Diagrama de Causa e Efeito, Diagrama 6M ou Diagrama Espinha de Peixe (esse último pela similaridade com o esqueleto de um peixe).

O objetivo maior é testar as potenciais causas, analisando e testando cada uma delas a fim de detectar a origem do problema e propor soluções para correção imediata.

Ao elaborar o diagrama, cada detalhe é apontado dentro do processo, o que facilita a visualização global e inibe o esquecimento de informações importantes. Uma vez diagnosticada a causa, a eliminação do problema torna-se questão de tempo e da aplicação corretiva adequada.

Para que serve essa ferramenta?

Onde há problemas não solucionados impera um desconforto permanente e as dificuldades podem impactar o desempenho de toda a empresa e afetar a produtividade e, consequentemente, os resultados.

Imagine quantos problemas sua empresa já enfrentou e que poderiam ser mais bem resolvidos se todos conhecessem o fato gerador e trabalhassem conjuntamente para solucionar.

O diagrama de Ishikawa serve para criar estratégias e mecanismos de defesa quanto aos gargalos enfrentados pela empresa, para que o tempo empregado na solução seja focado nos problemas já identificados.

É importante salientar que o diagrama pode também ser utilizado para melhoria de processos. Mesmo que não haja um problema momentâneo ou à vista, é possível aplicar preventivamente às atividades do dia a dia para evoluir a performance da equipe e da empresa.

Qual é o passo a passo para elaborar o diagrama de Ishikawa?

Antes de descrever o passo a passo vale dizer que embora a aplicabilidade do diagrama de Ishikawa se dê predominantemente nos processos de produção industrial — onde há maior incidência de erros, atrasos e perdas — a metodologia pode ser utiliza em qualquer segmento.

Basta que todos os aspectos abordados sejam adaptados ao contexto da empresa avaliada, o que pode descartar momentaneamente alguma etapa por não contemplar ação de melhoria equivalente.

Tudo que você deve saber é que, os resultados da elaboração gráfica somente têm efeito se dentro do plano de melhoria estiverem elencados os quesitos: causa, efeito e ação corretiva.

A elaboração do diagrama prevê o uso dos 6M, considerados como as causas possíveis. Mas como dissemos é possível que na sua empresa, não seja necessário ou até mesmo relevante aplicar todos eles. Saiba quais são:

  • método: método empregado pode ser o causador do problema;
  • material: problema pode estar no material utilizado para um determinado objetivo;
  • mão de obra: equipe pode estar sub ou super aproveitada;
  • máquinas: equipamentos utilizados podem não ser o melhor recurso para gerar os resultados esperados;
  • medidas: mensuração e a amostragem são essenciais para medir a produtividade.

Meio ambiente

A qualidade do ambiente interfere no resultado de uma equipe. Pode ser que o ambiente inadequado para as atividades dela esteja impedindo um melhor resultado.

Para empregar os 6M e levantar dados para análise será importante criar um momento em que todos os envolvidos possam participar para disposição das informações. Dessa forma será possível ter uma visão sistêmica e abrangente do todo.

Monte o desenho começando pela definição do problema e finalizando com as causas possíveis — faça um check list com tudo que sugere contribuir para o problema e que possa auxiliar na elucidação mais rápida.

  • Veja quais são as etapas de construção do diagrama:
  • defina o problema ou efeito que será analisado;
  • traçe uma linha horizontal com um quadrado na ponta;
  • escreva o problema ou efeito no quadrado;
  • faça seis linhas para a esquerda, 3 acima e 3 abaixo da seta principal;
  • desenhe caixas retangulares em cada uma das 6 linhas;
  • realize o brainstorming;
  • elenque as causas encontradas dentro das caixas retangulares.

O efeito de um diagrama de Ishikawa pode ser uma situação, uma deficiência ou qualquer aspecto que sugira ser um problema dentro da organização.

Podemos citar alguns exemplos de utilização do diagrama que surtem efeito e podem ajudar a melhorar um negócio que não esteja caminhando muito bem no mercado.

Atendimento ao cliente

Problema: reclamações via SAC.

Causa: equipe mal treinada, produto ou serviço não atende à expectativa, deficiência do canal de atendimento.

Ação: treinamentos, avaliação de produto ou serviço, implantação de canal mais ágil.

Desenvolvimento de software

Problema: travamento sistêmico.

Causa: programação de linguagem inadequada, equipe desenvolvedora ineficiente, plataforma não comporta a linguagem.

Ação: adequação da linguagem, designação de equipe, testes de plataforma.

Percebeu como o diagrama de Ishikawa é mesmo simples e de fácil aplicação? Desde que a empresa tenha objetivos e expectativas de melhoria e crescimento em médio e longo prazo, em qualquer situação problemática será possível aplicar a ferramenta.

“O controle de qualidade começa e termina com a educação. Para promovê-lo com a participação de todos, a educação precisa ser dada do presidente aos operários na linha de montagem.” (Kaoru Ishikawa)

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Converse Telecom07-05-2019

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