O número 0800 já foi algo que pertenceu somente às companhias de grande porte, devido ao alto custo de manutenção e a dificuldade em adquirir. Porém, nos últimos anos, esse recurso tem se tornado bastante acessível e muitas micro empresas já disponibilizam esse canal de atendimento a seus clientes.
O melhor de tudo: sem comprometer o orçamento por isso. Ficou interessado e quer saber mais sobre os números nacionais? Então, continue a leitura do nosso artigo e entenda melhor essa ferramenta importante!
O que é o número 0800 virtual?
Para começar, vamos falar sobre o número 0800, que é um prefixo muito usado em vários países para distinguir as chamadas gratuitas das que são cobradas. Apesar disso, esses tipos de prefixos só recebem ligações do seu país de origem, no nosso caso o Brasil.
Para que o número 0800 receba uma chamada internacional, a ligação deve ser realizada por meio da telefonia VoIP, pois essa opção utiliza a internet e não é identificada com um código DDI (Discagem Direta Internacional).
Ao invés disso, essas chamadas são identificadas por códigos IP, ou seja, endereços únicos da internet cuja localização a telefonia tradicional não consegue distinguir. Esse é um dos motivos que tornam o número 0800 virtual uma ótima opção para as pequenas e médias empresas.
Sendo um número nacional, ao ser vinculado à telefonia VoIP, você acaba tendo abrangência internacional também. O 0800 também pode ser chamado de número toll-free e tem algumas configurações diferenciadas, por exemplo:
- bloqueio por número — aqui, alguns tipos de números não podem completar as chamadas, como celulares ou telefones públicos. Porém, caso desejado, a empresa contratante do serviço pode incluir esses números chamadores;
- bloqueio por região — assim como no bloqueio por número, regiões do país podem ser selecionadas para serem atendidas pelo número 0800 da empresa, por exemplo, somente números do interior do estado.
Como funciona o número 0800 para empresas e clientes?
Entenda melhor o funcionamento do número 0800, tanto para a companhia quanto para o consumidor.
Empresa
Para as empresas contratantes, de maneira geral, o número 0800 possibilita o recebimento unificado das ligações, não necessitando que a empresa tenha diversas linhas telefônicas de acordo com a região ou o estado de operação. As chamadas recebidas pela linha 0800 são cobradas somente da empresa.
Lembre-se que, dependendo do serviço prestado pela empresa, existe a obrigatoriedade de disponibilizar uma linha 0800 com acesso nacional. Inclusive, alguns estados determinam que essas linhas também recebam chamadas de celulares.
Cliente
Para os consumidores, o uso do número 0800 da empresa é ainda mais fácil. Ao realizar a chamada, sua ligação geralmente será atendida por uma central telefônica. Quase sempre, essas centrais de atendimento utilizam a URA (Unidade de Resposta Audível), que distribui as chamadas de acordo com a disponibilidade dos atendentes.
Qual a diferença entre o 0800 e outros números nacionais?
Os números nacionais são exatamente o que o nome sugere. Tratam-se de determinados prefixos que são utilizados por vários países para identificarem alguns tipos de ligações.
Abaixo explicaremos melhor sobre cada um, de maneira quer você perceberá as principais diferenças entre eles e o 0800.
Número nacional 0300
A ideia das linhas 0300 é serem uma opção de número nacional com tarifa única, independentemente de onde o cliente estiver ligando. Dessa forma, nem mesmo o horário e o dia em que é feita a ligação alteram seu valor por minuto.
Um ponto importante é que a empresa que disponibiliza uma linha dessas precisa informar a seus clientes o valor por minuto. Além disso, o valor da ligação pago pelo cliente não vai para a empresa que contratou a linha, mas para a companhia telefônica que fornece o serviço.
Número nacional 0900
Esse número nacional também tem um valor fixo por minuto para todo o país, sendo que sua diferença é que se trata de uma linha destinada a agregar serviços cobrados. Ou seja, na sua conta telefônica constará o valor da chamada e o valor do serviço contratado nela.
Muitas empresas acabam contratando esse serviço para participarem de campanhas beneficentes com doações.
Números nacionais 3003 e 4004
Ambos números nacionais têm a mesma função e a variação do prefixo serve apenas para dar maior abrangência ao serviço. Sua função também é ser um NUN (número único nacional), porém seu diferencial é dividir o valor das ligações entre empresa contratante do serviço e cliente.
Então, ao ligar para um desses prefixos, o consumidor pagará à operadora o preço de uma chamada local, independentemente de onde estiver no Brasil. Por sua vez, a empresa contratante do serviço paga apenas o valor restante da chamada.
Pensando no valor de uma ligação tradicional feita para longa distância, essa forma é bem vantajosa para ambos os lados.
Número nacional 4003
A principal diferença do 4003 para os demais números nacionais é que sua abrangência é menor. Por esse motivo, acaba sendo mais em conta para a empresa que contrata, embora sua tarifação seja igual a dos números 3003 e 4004.
Quais são as vantagens de ter um número 0800 virtual na sua empresa?
Agora que você já entende um pouco melhor sobre os números nacionais, vamos apresentar as vantagens de investir em uma linha 0800 virtual para a sua empresa. Confira!
Portabilidade
O prefixo 0800 pode ser portado. Isso é uma característica importante, visto que, caso a empresa deseje mudar de fornecedor, não há a necessidade de trocá-lo por outro número e, assim, incorrer em novos gastos com divulgação.
Sem custo de instalação
Diferentemente do que acontecia em um passado não muito distante, você não paga pela instalação e configuração inicial do serviço, o que torna o número 0800 virtual um dos canais de atendimento mais em conta para o seu negócio.
Credibilidade
Na visão dos clientes, a empresa que oferece uma linha gratuita para contato tem mais credibilidade do que as que não fazem isso. Afinal, essa facilidade evidencia maior interesse em ouvir e atender bem o consumidor.
Funcionalidades
Atualmente, os números 0800 virtuais para emresas apresentam algumas funções que ajudam a reduzir custos com telefonia. Isso garante que a oferta desse canal de comunicação não seja ofensiva para as finanças da empresa, o que permite o crescimento saudável, ao mesmo tempo que oferece um bom atendimento aos consumidores.
Veja alguns exemplos de como aliar recursos ao seu número 0800 virtual e reduzir gastos com o serviço.
O call back é uma ferramenta que pode ser ativada na sua linha 0800 IP. Nesse caso, assim que um cliente entrar em contato, ele receberá a informação de que a ligação será retornada para aquele número. Desse modo, automaticamente é feita a discagem para o consumidor e um operador disponível o atenderá.
As ligações de retorno ao cliente podem ser feitas por uma linha VoIP, cujo custo será menor do que se a empresa optasse por atender o cliente na chamada recebida pelo número 0800 tradicional.
Os tarifadores ajudam os gestores a entender o fluxo de ligação e o custo das chamadas. É possível estabelecer metas e acompanhar, por meio de relatórios da telefonia VoIP, como estão os gastos com telefone até o momento.
Assim, durante o mês, pode-se mudar a estratégia de comunicação, ativando ou desativando as ligações 0800 e liberando o call back no apoio.
Lucratividade
O prefixo 0800 é de fácil acesso para os consumidores. Por esse motivo, oferecer uma linha gratuita para as compras dos clientes pode aumentar a lucratividade da sua empresa.
Competitividade
Mesmo os números 0800 virtuais sendo cada vez mais utilizados por pequenas e médias empresas, a realidade é que muitas delas não conhecem seus benefícios, por isso, ainda não os adquiriram.
É exatamente nesse momento que um empreendedor deve agir, antecipando-se à concorrência e adquirindo vantagem competitiva para o negócio, investindo nas linhas gratuitas virtuais para atendimento.
Como o 0800 se relaciona com a Lei do SAC?
Anteriormente citamos que algumas empresas se enquadram na obrigatoriedade de disponibilizar uma linha 0800 para atendimento de seus consumidores. Essa questão é determinada pelo que chamamos de Lei do SAC, pois é um decreto do Governo que regulou esse tipo de serviço no país.
Dessa forma, as companhias precisam oferecer um atendimento de qualidade em suas linhas 0800, seguindo algumas diretrizes apresentadas na regulamentação. Abaixo vamos mostrar quais exigências são essas.
Chamadas gratuitas
Todas as chamadas feitas para um número 0800 virtual de SAC devem ser gratuitas, independentemente se o cliente liga para pedir informação, comprar um produto ou reclamar.
Disponibilidade
O serviço de atendimento gratuito deve estar disponível 24 horas por dia e em todos os dias do ano, com exceção dos serviços cujas regulamentações definem algo diferente.
TME para atendimento
O Tempo Máximo de Espera (TME) para atendimento não deve ultrapassar 60 segundos para a maior parte das linhas 0800, com exceção dos serviços bancários e financeiros, que devem oferecer atendimento em até 45 segundos.
Contato com o atendente
Independentemente do tipo de solicitação do cliente e do tipo de tecnologia e suporte oferecido em uma linha 0800 virtual, é imprescindível que sempre haja uma opção para que o consumidor escolha falar com um atendente humano.
Transferências de ligação
Determina que o cliente só pode ser transferido uma única vez dentro de um período de 60 segundos. Além disso, proíbe a transferência da chamada se for para cancelamento ou reclamação, devendo todo atendente ser habilitado a realizar esse tipo de procedimento.
Como implementar o 0800 na sua empresa?
A implementação desse serviço é muito simples. Veja os passos necessários:
- ao entrar em contato com a empresa fornecedora do serviço 0800 virtual, você escolhe as configurações que sua linha deve ter, tais como bloqueios de ligações originadas de celular e regiões de atendimento;
- em seguida, é preciso definir quais serão as integrações necessárias para sua linha, tais como PABX ou URA;
- após o pagamento, é só divulgar o número 0800 da empresa para seus clientes;
- é importante acompanhar o desenvolvimento desse canal de atendimento por meio de relatórios e das funcionalidades disponíveis.
Precisamos dizer que cada prestadora de serviço apresenta particularidades na oferta do número 0800 virtual para empresas. Veja o que a Converse Telecom oferece:
- nossa instalação é totalmente gratuita;
- é possível acrescentar outras linhas ao seu número 0800 virtual;
- suas chamadas podem ser atendidas em um computador, telefone IP, central PABX e pelo redirecionamento de chamadas para celular ou telefone;
- visto que nosso serviço não exige fidelidade, você pode cancelá-lo quando quiser.
Como uma PME pode aproveitar o número 0800?
O número 0800 virtual é bem mais em conta que a versão tradicional, o que é excelente para as pequenas e médias empresas. Além de ajudar a reduzir custos com o serviço, ao atrelar outros recursos da telefonia VoIP, uma linha 0800 virtual ajuda a aproximar sua marca de seus clientes, favorecendo o relacionamento com seu público.
Veja outros benefícios que sua pequena ou média empresa pode usufruir ao contratar um 0800 virtual:
- integração com programas por meio de APIs (Application Programming Interface);
- tem a função de direcionar chamadas;
- compatível com ferramentas como o PABX, CRM e ERP;
- gera mais credibilidade para seu negócio;
- maior conveniência para seus consumidores;
- profissionaliza seu canal de atendimento.
Os números 0800 para empresas já foram exclusivos de grandes corporações, justamente pelo alto custo de manutenção do serviço. Porém, isso mudou com o passar dos anos e hoje é possível que pequenas empresas também adquiram um número desses. As principais vantagens são a proximidade com o consumidor e maior credibilidade e competitividade no mercado.
Se você acha que seu negócio precisa investir mais no relacionamento com o cliente você precisa conversar com um especialista da Converse Telecom. Nós temos mais de 10 anos de mercado trabalhando com telefonia, e você viu nesse artigo que o 0800 além de lhe aproximar de seu cliente representa vários benefícios para sua empresa.
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