É possível confundir os conceitos de plano de negócios e planejamento estratégico quando não se tem contato com qualquer uma dessas ferramentas de gestão.
Muito embora a sonoridade tenha semelhança e a imagem mental remeta a algo idealizado e programado em médio e longo prazo, os objetivos de ambos são bem diferentes, mas costumam ser ao mesmo tempo, complementares.
Neste post você conhecerá o significado de um plano de negócios e, também, de um planejamento estratégico, saberá quais as principais diferenças e como elaborar cada um deles. Confira!
O que é um plano de negócios?
O plano de negócios é um instrumento elaborado antes mesmo da existência da empresa. É ele que vai criar elementos de análise para saber se o negócio é viável e se tem potencial de crescimento mesmo com a concorrência mercadológica.
Informações como o objetivo de existência da empresa, os produtos ou serviços que serão ofertados, o público-alvo, os preços, o investimento, o local de instalação, as estratégias de vendas, o tempo previsto de retorno são fundamentais e devem compor o plano de negócios.
Para ter sucesso não basta um bom negócio, mas também uma capacidade real de vendas, capaz de suprir os custos e despesas correspondentes. Definir o orçamento e a previsão de vendas são informações que um plano deve contemplar.
O que é o planejamento estratégico?
Depois da abertura da empresa e início do funcionamento baseado no plano de negócios, as variáveis previstas sofrem alterações involuntárias, pois, a prática pode ser diferente do que se planejou na teoria.
Em tese deveria dar tudo certo depois de uma análise criteriosa, mas o comportamento de compras do consumidor, as oscilações econômicas e o surgimento de concorrentes não esperados, interferem nos projetos de uma empresa recém-inaugurada.
Por isso e para nortear as ações e os passos da empresa é que existe o planejamento estratégico. É ele que manterá o equilíbrio e criará mecanismos e estratégias para vencer os obstáculos que surgirem pela frente.
As ações de marketing e vendas, por exemplo, são conduzidas dentro do planejamento estratégico com vislumbre de resultados expressivos e positivos em médio e longo prazo.
Qual a importância do plano de negócios e planejamento estratégico para a empresa?
O plano de negócios ajuda a empresa definir o passo a passo para alcançar os objetivos de crescimento e consolidação, enquanto o planejamento estratégico trata de manter e implementar novas estratégias para sustentar os passos propostos no plano inicial.
Se de um lado a elaboração do plano de negócios cuida para minimizar os riscos e aspectos de incertezas, do outro, o planejamento estratégico abre a possibilidade para contingências que permitam ações corretivas em tempo hábil, sem deixar de se lançar nos desafios.
Podemos dizer que o plano de negócios atua no presente e que o planejamento estratégico cuida para que a empresa chegue ao futuro e, ainda, que ambos se complementam conforme a empresa se desenvolve mostrando a melhor direção a seguir.
Quais são os passos para a elaboração?
Plano de Negócios
O sucesso de um plano de negócios depende da boa aceitação no mercado, mas tem maiores chances de fortalecimento e consolidação, se todos os passos forem bem desenhados para acompanhamento em etapas.
Elaborar um passo a passo facilita a verificação contínua da implantação e permite que alterações sejam realizadas com base em ações experimentadas. Veja os passos de um plano de negócios!
Defina o modelo de negócio
Saiba que tipo de negócio pretende lançar comercialmente para que todas as ações presentes e futuras estejam sintonizadas com o modelo.
Escreva o plano de negócio
Se depois da definição houver a confirmação de que o negócio é viável, será a hora de escrever o plano em detalhes.
Analise o mercado
Mesmo que seu plano seja impecável e sugira uma grande aceitação, é o público consumidor quem dirá sim para o seu negócio e potencializará o crescimento na proporção das suas previsões.
Solucione o problema
Se você decidiu abrir um novo negócio é porque percebeu alguma escassez no mercado. O plano é o responsável por apontar e descrever a necessidade de um negócio como o que você pretende.
Avalie a concorrência
Quem são e como atuam os concorrentes do negócio que você deseja abrir? Esteja preparado para ações mais agressivas para igualar o produto e se tornar um referencial competitivo.
Caracterize o produto
Qual a mensagem você deseja passar ao público-alvo por meio dos itens que comercializa? Como convencer o consumidor a comprar seu produto sem sequer tocá-lo?
Crie estratégias de marketing
Por quais canais sua empresa pretende chamar a atenção do cliente e despertar seu desejo de compra? Qual será o diferencial na propaganda de apresentação do produto?
Estabeleça metas alcançáveis
Tenha os pés no chão desde a concepção da empresa e estabeleça metas que realmente possam ser cumpridas por todo o time envolvido.
Planeje as finanças
Controle os investimentos e os gastos, provisionando receitas e despesas sem desviar verbas para outro tipo de conta que não esteja programada.
Planejamento estratégico
Depois que o plano de negócio se tornar uma empresa concreta, a menos que o empreendimento não dê certo, é quase impossível recuar. Isso porque há todo um empenho em planejar cada detalhe antes da abertura, e desistir não deve fazer parte do pensamento empreendedor.
Sendo assim à medida que a empresa ganha notoriedade, você também desenha a necessidade de traçar novos planos, e, o mais adequado, com efeito de continuidade é o planejamento estratégico. Siga os passos!
Mapeie e acompanhe a estratégia
O plano de negócios é um instrumento completo que apresenta na íntegra toda a intenção de abertura de uma nova empresa. Acompanhar a estratégia de negócio e mapear todos os processos é uma etapa importante cumprida pelo planejamento estratégico.
Analise pela ferramenta SWOT
Utilizar essa ferramenta de gestão para analisar os pontos fortes e fracos, assim como as oportunidades e ameaças tende a criar alertas preventivos e ações corretivas em tempo hábil.
Elabore um plano de ação
Para cada risco levantado ou oportunidades construídas crie um plano de ação e execução para nortear os passos dentro do mercado. Distribuir tarefas e responsabilidades fará com que todos se sintam pertencentes ao negócio.
Crie um cronograma
O tempo é um aliado e deve ser aproveitado da melhor maneira possível. Cada minuto perdido em relação às expectativas do cliente pode favorecer a concorrência, por isso é tão importante seguir um cronograma depois de concluído o plano de ação.
Monitore e mensure o alcance das metas
Estabelecer as metas e não acompanhar sua evolução deixa uma lacuna nas atividades e uma interrogação sobre a efetividade dos resultados. O monitoramento é vital para reunir o máximo de informações que sirvam de indicadores para mensurar o desempenho da empresa.
Percebeu a fusão das duas ferramentas e como impactam positivamente a gestão? Gerenciar um negócio com expectativas pautadas em análises concretas aumentam as possibilidades de evolução e, ainda, capacita a empresa a uma disputa saudável para ocupar o melhor lugar do mercado.
Se você gostou deste post sobre as diferenças entre plano de negócios e planejamento estratégico pode se interessar ainda mais pelo assunto e aprender como elaborar um bom plano de negócios. Confira agora mesmo para não perder tempo e arrancar de primeira no mercado.