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Plano de Negócios e Planejamento Estratégico: quais as diferenças?

Negócios Plano de Negócios e Planejamento Estratégico: quais as diferenças?
plano de negócios e planejamento estratégico

É possível confundir os conceitos de plano de negócios e planejamento estratégico quando não se tem contato com qualquer uma dessas ferramentas de gestão.

Muito embora a sonoridade tenha semelhança e a imagem mental remeta a algo idealizado e programado em médio e longo prazo, os objetivos de ambos são bem diferentes, mas costumam ser ao mesmo tempo, complementares.

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Neste post você conhecerá o significado de um plano de negócios e, também, de um planejamento estratégico, saberá quais as principais diferenças e como elaborar cada um deles. Confira!

O que é um plano de negócios?

O plano de negócios é um instrumento elaborado antes mesmo da existência da empresa. É ele que vai criar elementos de análise para saber se o negócio é viável e se tem potencial de crescimento mesmo com a concorrência mercadológica.

Informações como o objetivo de existência da empresa, os produtos ou serviços que serão ofertados, o público-alvo, os preços, o investimento, o local de instalação, as estratégias de vendas, o tempo previsto de retorno são fundamentais e devem compor o plano de negócios.

Para ter sucesso não basta um bom negócio, mas também uma capacidade real de vendas, capaz de suprir os custos e despesas correspondentes. Definir o orçamento e a previsão de vendas são informações que um plano deve contemplar.

O que é o planejamento estratégico?

Depois da abertura da empresa e início do funcionamento baseado no plano de negócios, as variáveis previstas sofrem alterações involuntárias, pois, a prática pode ser diferente do que se planejou na teoria.

Em tese deveria dar tudo certo depois de uma análise criteriosa, mas o comportamento de compras do consumidor, as oscilações econômicas e o surgimento de concorrentes não esperados, interferem nos projetos de uma empresa recém-inaugurada.

Por isso e para nortear as ações e os passos da empresa é que existe o planejamento estratégico. É ele que manterá o equilíbrio e criará mecanismos e estratégias para vencer os obstáculos que surgirem pela frente.

As ações de marketing e vendas, por exemplo, são conduzidas dentro do planejamento estratégico com vislumbre de resultados expressivos e positivos em médio e longo prazo.

Qual a importância do plano de negócios e planejamento estratégico para a empresa?

O plano de negócios ajuda a empresa definir o passo a passo para alcançar os objetivos de crescimento e consolidação, enquanto o planejamento estratégico trata de manter e implementar novas estratégias para sustentar os passos propostos no plano inicial.

Se de um lado a elaboração do plano de negócios cuida para minimizar os riscos e aspectos de incertezas, do outro, o planejamento estratégico abre a possibilidade para contingências que permitam ações corretivas em tempo hábil, sem deixar de se lançar nos desafios.

Podemos dizer que o plano de negócios atua no presente e que o planejamento estratégico cuida para que a empresa chegue ao futuro e, ainda, que ambos se complementam conforme a empresa se desenvolve mostrando a melhor direção a seguir.

Quais são os passos para a elaboração?

Plano de Negócios

O sucesso de um plano de negócios depende da boa aceitação no mercado, mas tem maiores chances de fortalecimento e consolidação, se todos os passos forem bem desenhados para acompanhamento em etapas.

Elaborar um passo a passo facilita a verificação contínua da implantação e permite que alterações sejam realizadas com base em ações experimentadas. Veja os passos de um plano de negócios!

Defina o modelo de negócio

Saiba que tipo de negócio pretende lançar comercialmente para que todas as ações presentes e futuras estejam sintonizadas com o modelo.

Escreva o plano de negócio

Se depois da definição houver a confirmação de que o negócio é viável, será a hora de escrever o plano em detalhes.

Analise o mercado

Mesmo que seu plano seja impecável e sugira uma grande aceitação, é o público consumidor quem dirá sim para o seu negócio e potencializará o crescimento na proporção das suas previsões.

Solucione o problema

Se você decidiu abrir um novo negócio é porque percebeu alguma escassez no mercado. O plano é o responsável por apontar e descrever a necessidade de um negócio como o que você pretende.

Avalie a concorrência

Quem são e como atuam os concorrentes do negócio que você deseja abrir? Esteja preparado para ações mais agressivas para igualar o produto e se tornar um referencial competitivo.

Caracterize o produto

Qual a mensagem você deseja passar ao público-alvo por meio dos itens que comercializa? Como convencer o consumidor a comprar seu produto sem sequer tocá-lo?

Crie estratégias de marketing

Por quais canais sua empresa pretende chamar a atenção do cliente e despertar seu desejo de compra? Qual será o diferencial na propaganda de apresentação do produto?

Estabeleça metas alcançáveis

Tenha os pés no chão desde a concepção da empresa e estabeleça metas que realmente possam ser cumpridas por todo o time envolvido.

Planeje as finanças

Controle os investimentos e os gastos, provisionando receitas e despesas sem desviar verbas para outro tipo de conta que não esteja programada.

Planejamento estratégico

Depois que o plano de negócio se tornar uma empresa concreta, a menos que o empreendimento não dê certo, é quase impossível recuar. Isso porque há todo um empenho em planejar cada detalhe antes da abertura, e desistir não deve fazer parte do pensamento empreendedor.

Sendo assim à medida que a empresa ganha notoriedade, você também desenha a necessidade de traçar novos planos, e, o mais adequado, com efeito de continuidade é o planejamento estratégico. Siga os passos!

Mapeie e acompanhe a estratégia

O plano de negócios é um instrumento completo que apresenta na íntegra toda a intenção de abertura de uma nova empresa. Acompanhar a estratégia de negócio e mapear todos os processos é uma etapa importante cumprida pelo planejamento estratégico.

Analise pela ferramenta SWOT

Utilizar essa ferramenta de gestão para analisar os pontos fortes e fracos, assim como as oportunidades e ameaças tende a criar alertas preventivos e ações corretivas em tempo hábil.

Elabore um plano de ação

Para cada risco levantado ou oportunidades construídas crie um plano de ação e execução para nortear os passos dentro do mercado. Distribuir tarefas e responsabilidades fará com que todos se sintam pertencentes ao negócio.

Crie um cronograma

O tempo é um aliado e deve ser aproveitado da melhor maneira possível. Cada minuto perdido em relação às expectativas do cliente pode favorecer a concorrência, por isso é tão importante seguir um cronograma depois de concluído o plano de ação.

Monitore e mensure o alcance das metas

Estabelecer as metas e não acompanhar sua evolução deixa uma lacuna nas atividades e uma interrogação sobre a efetividade dos resultados. O monitoramento é vital para reunir o máximo de informações que sirvam de indicadores para mensurar o desempenho da empresa.

Percebeu a fusão das duas ferramentas e como impactam positivamente a gestão? Gerenciar um negócio com expectativas pautadas em análises concretas aumentam as possibilidades de evolução e, ainda, capacita a empresa a uma disputa saudável para ocupar o melhor lugar do mercado.

Se você gostou deste post sobre as diferenças entre plano de negócios e planejamento estratégico pode se interessar ainda mais pelo assunto e aprender como elaborar um bom plano de negócios. Confira agora mesmo para não perder tempo e arrancar de primeira no mercado.

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