Muitas empresas investem no VoIP porque ele ajuda na redução de custos com as chamadas. Ao mesmo tempo, a qualidade do atendimento fica ainda melhor, especialmente em alguns segmentos, como no caso de call centers, onde fazem o uso de ferramentas de controle. Porém, quando entram nesse mundo inovador, os gestores se perguntam: o que é SIP?
A sigla significa Session Initiation Protocol, ou Protocolo de Iniciação de Sessão. Trata-se de um tipo de protocolo de internet que permite transmissão de imagem estática (fotografias) ou animada (vídeos) por meio da web.
Para entender direitinho como funciona e qual é a relação com VoIP, continue a leitura!
Saiba melhor o que é SIP e como funciona
Explicamos mais acima o que é SIP, mas para entender melhor, saiba que se trata de um protocolo de requisição e resposta. Ou seja, é um sistema que envia o pedido de comunicação e só estabelece uma conexão quando esse pedido é respondido. É justamente isso que torna o SIP um protocolo de segurança também.
Outro ponto importante é que o SIP funciona junto com outros protocolos de internet, como o HTTP (protocolo para páginas e sites) e o SMTP (protocolo para correio eletrônico, ou e-mail). Isso é importante porque demonstra a amplitude do SIP, ajudando a comunicação a ser mais segura e multimídia em diferentes níveis.
Como funciona o SIP?
A arquitetura de funcionamento do SIP contém 4 estruturas principais, sendo elas:
- agente do usuário: são determinados pelos terminais, como telefones IP e softphones, sendo os responsáveis por enviar a requisição de comunicação e a resposta de início de sessão, de modo que são considerados terminais inteligentes;
- servidor Proxy: é o responsável por tratar da comunicação externa, conectando-se com outro servidor Proxy para que seus usuários façam a chamada, além de armazenar algumas informações, como duração e endereço IP da sessão;
- servidor de registro: trata-se de uma função que localiza e registra o endereço interno dos usuários, o que impede linha cruzada nas ligações, pois o servidor Proxy entenderá que o colaborador do 3º andar fala com um cliente e outro do 8º andar fala com o help desk;
- servidor de redirecionamento: é o responsável pela continuidade e integridade da sessão IP, tendo a função única de encaminhar a resposta de início da sessão do próprio servidor SIP para o servidor Proxy mais próximo. Isso é o que garante a mobilidade das chamadas em dispositivos móveis em trânsito, como quando você está fazendo Facetime com um amigo andando de bicicleta.
Entenda como o SIP e o VoIP se relacionam
A tecnologia de Voice over Internet Protocol (VoIP), ou Voz sobre Protocolo de Internet, foi desenvolvida para transformar a voz em dados lidos pela web. Assim, podemos fazer chamadas de um computador para um celular ou telefone fixo.
Hoje, muitas ferramentas on-line contam com essa função, como o WhatsApp, o Viber, o Telegram e o Facebook Messenger. E o que o SIP tem a ver com isso? Bem, sem o protocolo SIP, esses mesmos programas apenas fariam chamadas de voz, e você não conseguiria enviar mensagens multimídia, que são aquelas que contêm vídeo ou foto.
Agora você já sabe o que é SIP e como o VoIP se beneficia dele. Justamente quando seus colaboradores fazem uma chamada de vídeo ou encaminham fotos, é nessa hora que ambas tecnologias se alinham. Então, as duas representam novas possibilidades de atendimento pela internet em seu negócio.
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