O avanço e a popularização da internet nas últimas décadas ampliaram as possibilidades de produtos e serviços vinculados a essa conexão. Atualmente, é comum ver as pessoas conectadas pelo celular ou rodinhas de amigos comentando sobre o último lançamento da rede streaming. Com certeza, as comunicações foram as mais afetadas nesse processo.
É o caso das telecomunicações. Muito se tem ouvido sobre telefonia IP, mas nem tudo é como dizem. Muitas vezes, é difícil saber o que são mitos e verdades sobre o VoIP. Apesar do crescimento do setor, algumas empresas ainda têm receio de fazer a migração por não terem certeza se essa medida será vantajosa ou não, muito em função desses questionamentos.
Você quer conhecer mais dessa tecnologia e entender até onde vão as informações equivocadas sobre o assunto? Então, continue a leitura e acompanhe as explicações!
O que é VoIP?
Para começar, é importante compreender o que é isso. O Voice Over Internet Protocol, mais conhecido como VoIP, é uma tecnologia que permite realizar ligações telefônicas utilizando a sua conexão com a internet. Ele é relativamente novo, já que foi criado em 1995, para chamadas de longa distância e internacionais. Porém, atualmente, pode ser usado também para as locais, tanto para fixos como para celulares.
Muitas instituições — pequenas empresas, startups e grandes companhias — já fazem uso do VoIP, principalmente pela quantidade de benefícios que ele traz. O que muitas pessoas não sabem é que boa parte já utiliza, até mesmo, sem ter conhecimento. É o caso de quem usa softwares, como o Skype e o recurso de chamadas do WhatsApp, entre outros. Afinal, basta ter internet e telefone (ou softphone) para começar a falar.
Ainda assim, muitas são as dúvidas que surgem quando se fala sobre o assunto — seja sobre a qualidade, seja sobre as formas de utilização. Para saná-las, vamos apresentar, a seguir, alguns mitos e verdades sobre o VoIP que influenciam todos que pensam em adquirir o serviço.
O custo do VoIP é muito alto
Mito. Na verdade, é o contrário. As ligações realizadas por VoIP são bem mais baratas que as convencionais. Isso se deve tanto ao valor da tarifa em si, quanto ao fato de não haver variação de preço em função de horário. Outro fator que gera dúvidas está relacionado ao valor dos equipamentos. No entanto, como já informamos, não há necessidade de altos investimentos e a instalação é gratuita.
O VoIP pago e o gratuito têm a mesma qualidade
Mito. Além de a qualidade não ser a mesma do voip pago, no voip gratuito também não há suporte especializado em caso de necessidade. Isso se deve ao fato de que, antes de instalar o sistema, a empresa responsável pelo serviço analisa a quantidade de banda ideal para que a comunicação seja feita com qualidade. Uma prestadora séria também terá uma equipe de suporte para realizar o atendimento quando houver ocorrências.
Não é preciso ter uma linha fixa
Verdade. Os dispositivos utilizados pela tecnologia de telefonia IP convertem o sinal analógico para digital. Dessa forma, é possível configurar as centrais para realizar as ligações por meio de chips de telefonia móvel — uma técnica muito utilizada por call centers pelo volume de chamadas. Além disso, confere maior mobilidade, uma vez que pode ser utilizada por ATAs, telefones IP e softphones (instalados em computadores, celulares ou tablets).
Não é confiável
Mito. O VoIP é tão confiável quanto a telefonia tradicional. Nesse quesito, duas são as maiores preocupações ao avaliar a alteração do sistema: a segurança das informações e as quedas de energia. Para a primeira, basta ter ciência de que, ao utilizar a internet como meio, os riscos são os mesmos de realizar transações pelo computador e, portanto, se já há políticas para isso, não há com o que se preocupar. Para a segunda, existem algumas opções:
- fazer roteamento das chamadas para dispositivos móveis, como redundância;
- ter sistema híbrido de PSTN e VoIP;
- investir em PBX IP com backup de PSTN;
- instalar nobreaks ou geradores de energia.
A qualidade da ligação é ruim
Mito. É possível que esse seja um dos mitos mais propagados dessa tecnologia. Quando ela começou a ser implantada, com conexões insuficientes, esses problemas eram relatados. No entanto, com a evolução tanto da internet quanto do próprio VoIP, isso não é mais uma realidade. Com uma internet estável e com velocidade adequada e uma boa operadora do serviço, sua qualidade de voz será tão satisfatória quanto a tradicional.
A implantação e o gerenciamento são complexos
Mito. Os sistemas que compõem a tecnologia digital e IP são simples e fáceis de instalar. Basta conectar-se à internet e efetuar as configurações necessárias, que podem ser feitas pelo usuário ou remotamente pela operadora que estará provendo o serviço. Além disso, as atualizações são feitas automaticamente e podem ser gerenciadas por qualquer dispositivo que esteja ligado à web.
O VoIP tem muitos recursos
Verdade. Ao adquirir um serviço VoIP, você terá à disposição uma série de ferramentas e recursos. Desde mecanismos gerenciais a facilidades para crescimento do seu negócio, independentemente do seu tamanho. Entre eles:
- relatórios gerenciais;
- conta online;
- interligação gratuita de filiais;
- facilidade de ampliação;
- utilização de multidispositivos;
- atendimento personalizado;
- URA;
- gravação automática de chamadas;
- implantação de serviços agregados (0800, pabx cloud, sms marketing, número virtual).
É importante ressaltar que, como já mencionamos, para dispor de todos os benefícios que a telefonia VoIP oferece, com segurança e tranquilidade, é imprescindível contratar o serviço de uma operadora de qualidade e especializada nesse tipo de prestação. A comunicação de sua empresa é um bem valioso e deve estar em mãos confiáveis. A Converse Telecom atua com excelência nesse mercado há mais de 10 anos oferecendo soluções para os seus clientes.
Por fim, embora o mercado de telefonia IP venha crescendo e conquistando seu espaço, ainda existem questionamentos e dúvidas sobre o serviço. Por isso, é muito importante conhecer os mitos e verdades sobre o VoIP para entender como essa tecnologia pode trazer benefícios à sua empresa sem comprometer a sua segurança e o andamento dos negócios. Com custos mais baixos, muitos recursos e qualidade de voz, essa é, sem dúvidas, a tecnologia certa para sua empresa.
A Converse Telecom oferece serviços de telefonia digital com competência e experiência. Quer saber mais sobre o serviço? Entre em contato para mais informações.