Ao longo de mais de um século, as empresas utilizam o telefone com bastante frequência e para os mais diversos fins. A evolução tecnológica das últimas décadas possibilitou a criação da telefonia VOIP, que pelas suas vantagens vem ganhando cada vez mais adeptos.
Mas o que, afinal, é VOIP? Como isso pode ajudar o seu negócio? Confira o post e veja as respostas!
A tecnologia VOIP
Criada e comercializada a partir dos anos 1990, a tecnologia VOIP (sigla para Voice Over Internet Protocol, ou voz sobre protocolo de internet, em português) utiliza a web para realizar e receber ligações de voz. É bastante utilizada em softwares como Skype, Facebook Messenger ou WhatsApp, por exemplo.
No sistema VOIP a voz é codificada em sinais digitais que trafegam pela internet até serem convertidos novamente em voz quando chegam no destino. Essa moderna tecnologia possibilita então a convergência entre a telefonia e a internet.
Os benefícios que o VOIP pode trazer para a sua empresa
Agora que você já sabe o que é a tecnologia VOIP, talvez venha a pergunta: quais são os benefícios reais dela para a sua empresa? Pois bem, a verdade é que existem várias vantagens em utilizar o VOIP. Veja!
Redução do custo das ligações
Esse é um dos maiores benefícios. O VOIP é mais barato que a telefonia convencional pois utiliza a internet para trafegar a voz. As ligações entre ramais VOIP são gratuitas, como por exemplo entre a matriz de uma empresa e suas filiais.
Aumento da mobilidade
Como a ligação por VOIP utiliza a internet e não uma linha telefônica convencional, você pode realizar suas chamadas de qualquer lugar com uma boa conexão à internet. Além disso, com o uso de aplicativos chamados softphones é possível utilizar o VOIP através de um smartphone, tablet ou computador.
Segurança
As ligações entre ramais VOIP, como por exemplo entre dois computadores, são criptografadas, favorecendo assim a privacidade dos usuários.
Monitoramento
A tecnologia permite com facilidade a gravação de chamadas, muito útil por exemplo em operações de Call Center.
Serviços agregados
PABX Cloud e 0800 VOIP são exemplos de serviços que podem ser implementados com a tecnologia VOIP.
O futuro do VOIP
Além dos benefícios que já temos com o VOIP, existem outros que tendem a surgir e que deixarão a tecnologia ainda mais interessante.
A inteligência artificial nas comunicações
Os sistemas de IA (Inteligência Artificial) em breve poderão ajudar a avaliar a qualidade da chamada — observando pontos como a largura de banda ou configuração de rede — resolvendo problemas de ligação antes mesmo dos usuários entrarem em uma chamada.
O VOIP se tornará o padrão da telefonia
Com o aumento da cobertura e da qualidade da banda larga em todo o mundo, é certo que a tecnologia, nas próximas décadas, substituirá o PSTN como padrão de chamadas de voz. Portanto, quem já estiver com ela adotada sairá na frente da concorrência que não estiver atualizada.
Como você pôde ver aqui no post, existem várias razões para a sua empresa adotar de vez a tecnologia VOIP. Portanto, que tal começar a fazer a migração das suas ligações para esse sistema agora mesmo?
Se você gostou do conteúdo, aproveite para curtir nossa página no Facebook e ficar por dentro das novidades!