A comunicação interna utiliza diversos canais para movimentar a informação nas empresas. Acontece que nem sempre os canais são eficientes e os ruídos tendem a causar problemas para a gestão.
Melhorar a comunicação entre os profissionais que atuam na empresa é um desafio constante e deve ser motivo de pautas para encontrar as melhores soluções e assim, facilitar o diálogo entre os departamentos e execução adequada dos processos.
Neste post vamos falar sobre a comunicação interna nas empresas e o quanto ela favorece a otimização dos processos. Além disso, vamos trazer 7 dicas para melhorar a comunicação e tornar o ambiente ainda mais colaborativo e agradável!
A importância da comunicação interna
Se uma empresa deseja alcançar sucesso e visibilidade no mercado deve manter a comunicação interna saudável e eficaz. Os processos circulam entre os departamentos e uma boa comunicação vai permitir que o atendimento seja concluído com êxito e excelência.
É comum vermos falhas de processos, não pela incapacidade técnica da empresa para a realização, mas pela falta de comunicação entre setores e profissionais. Quando a comunicação é deficiente pode comprometer o atendimento ao cliente, que rapidamente partirá em um busca de atenção da concorrência.
A interação entre os funcionários devem ser estimuladas por estratégias focadas na melhoria da comunicação interna. Promover ações que incentivem o diálogo corporativo abre vantagem competitiva e aumenta a visibilidade da empresa no mercado.
7 dicas para melhorar a comunicação interna nas empresas
A comunicação interna nas empresas é uma potente ferramenta de gestão que deve ser constantemente observada para evitar a perda da eficiência e do diferencial. Veja algumas ações que você pode adotar na sua empresa!
1. Conheça os colaboradores
Conhecer e valorizar cada profissional que atua na empresa é um passo importante para melhorar a comunicação interna. Quanto mais sintonizado com os valores e a filosofia da empresa, mais um funcionário tente a colaborar e participar ativamente.
É importante avaliar os perfis para alocar a mão de obra em atividades que sejam melhor desempenhadas de acordo com a personalidade e experiência de cada um. Os ganhos são infinitamente superiores quando um profissional se sente satisfeito e motivado no trabalho.
2. Elabore um planejamento
Você deve visualizar bem e antecipadamente o que deseja da sua empresa e em que lugar do mercado ela deve estar. Com isso, será mais fácil elaborar um planejamento em que a comunicação esteja inserida como um ponto alto de excelência no atendimento aos colaboradores e ao cliente.
Planejar ações, estabelecer objetivos e metas, comunicando a todos, direciona a empresa a um cenário claro e transparente de atuação no mercado. O planejamento consistente deve contemplar a fomentação das ideias, envolvendo a todos nas oportunidades de reuniões e debates.
3. Elimine os ruídos de comunicação
Esse é normalmente um quesito prejudicial para a empresa. Uma comunicação mal formulada vai deixar lacunas sem preenchimento e causar distorções no comportamento. Utilizar os canais adequados e instituir uma comunicação linear sem diferenças pode ajudar a eliminar os ruídos e as “fofocas” dos corredores.
Esse é um processo contínuo que deve ser acompanhado de perto pela gestão, para identificar as falhas e corrigir a tempo, antes que a comunicação negativa se torne abrangente e prejudicial ao desempenho do negócio ferindo o referenciamento da empresa.
4. Crie canais de comunicação
Use canais institucionais e formais para desenvolver a comunicação interna. Explore as ferramentas disponíveis para ampliar o leque e abranger os profissionais envolvidos em uma atividade ou projeto para que todos tenham a mesma visão e percepção.
É recomendável utilizar e-mails padronizados, murais de recados, reuniões coletivas, manual com os deveres e obrigações funcionais, página da empresa na Internet, intranet etc.— diversos recursos que envolvem e integram os funcionários dentro do ambiente da empresa.
5. Fortaleça a cultura organizacional
A cultura de uma empresa diz muito sobre a forma como ela utiliza a comunicação. A empresa que promove e dissemina a comunicação interna como ponto chave do relacionamento estará mais próxima de alcançar um patamar elevado no cenário mercadológico.
É fundamental estabelecer uma comunicação de via dupla, sem intermediários e que tenha como objetivo a execução adequada das atividades. Assim, os funcionários terão exata noção do que deve ser feito e quais são as aspirações da empresa.
Alinhar as estratégias previstas no planejamento de acordo com a cultura organizacional, não apenas cria uma atmosfera saudável de relacionamento, como ajuda a transformar a empresa em um exemplo a ser seguido pela concorrência e até mesmo por empresas de outro segmento.
6. Estimule interações
Quando se trata de comunicação não deve existir hierarquia ou limitações. Ela precisa circular entre os mais diversos setores para alcançar o objetivo, que é a manter a todos informados sobre um processo ou decisão.
A aproximação de pessoas com níveis acadêmicos, intelectuais, hierárquicos e sociais distintos pode ser estimulada dentro da empresa para promover uma melhor interação para execução das atividades onde todos estejam envolvidos em etapas diferenciadas.
Promover momentos descontraídos e livres das pressões organizacionais cria a oportunidade de um compartilhamento de ideias que pode ser útil ao negócio. Muitas soluções surgem em momentos interativos e descompromissados.
7. Use ferramentas tecnológicas
A interatividade pessoal é importante, mas recorrer às ferramentas tecnológicas em tempos de inovação e virtualidade vai auxiliar a empresa manter um padrão de comunicação interna equilibrado.
Nem sempre é possível reunir a todos em um mesmo ambiente e comunicar decisões ou atribuições. Muitas empresas, com filiais em localidades distantes, têm dificuldades em locomover profissionais importantes do projeto e os recursos tecnológicos são portanto aliados na circulação da informação.
A telefonia VOIP por exemplo, é uma solução tecnológica que integra de maneira eficiente um número grande de profissionais sem a necessidade de distanciamento do local de trabalho.
Além de promover a interação entre os colaboradores, as ferramentas tecnológicas são utilizadas para promover maior agilidade e qualidade no processo de comunicação.
A comunicação interna nas empresas é um excelente recurso para estimular a motivação, o engajamento e a produtividade. A partir dela é possível estimular a participação geral e permitir que todos tenham acesso à informação.
Se você gostou deste post sobre a utilização da comunicação interna dentro das empresas para desenvolver a interatividade e potencializar o negócio no mercado, que tal assinar a nossa newsletter e ficar por dentro de muitos assuntos como esse!