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8 dicas de sucesso para vendas por telefone

Negócios 8 dicas de sucesso para vendas por telefone

Já parou para pensar como as vendas por telefone ocorrem de maneira diferente das vendas presenciais? Para começar, o cliente presencial tem mais tempo do que aquele que liga para a central. Outro ponto é que a falta de contato visual pode dificultar a proximidade com o consumidor — importante para algumas abordagens de vendas.

Porém, essas dificuldades podem ser superadas com boas práticas e estratégias. Quer entender como potencializar as vendas por telefone da sua empresa? Acompanhe as próximas linhas e boa leitura!

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1. Conheça seu cliente

É imprescindível conhecer bem o público-alvo para entender quais são seus desejos e necessidades. Por isso, aproxime o departamento de vendas e marketing. Essa integração de setores ajudará a montar boas estratégias de abordagem, porque responde perguntas fundamentais, como:

  • para quem seu produto/serviço se destina?
  • o que essas pessoas procuram?
  • o que esperam da sua empresa?
  • quais suas dificuldades?
  • como sua empresa pode ajuda-los?

O marketing é especializado em conhecer bem o público e em como estimulá-lo para tomar o próximo passo na trajetória de compra. Aproximar vendas e marketing só trará benefícios para sua empresa, experimente.

2. Capacite tecnicamente seus vendedores

Já ouviu aquela frase “o bom vendedor acredita no que vende”? Essa é uma máxima verdadeira, o vendedor precisa passar credibilidade e autoridade no assunto. Porém, é preciso conhecer bem o produto ou serviço para acreditar nele e transmitir as informações corretas.

Além do mais, esse conhecimento sobre o produto ou serviço é o primeiro passo para identificar o que a aquisição desses bens ou prestação desses serviços trará de benefício para seus clientes. Então, promova workshops para os colaboradores, traga amostras de produtos e simule problemas que podem acontecer.

3. Faça um script de vendas por telefone

Se tratando de vendas por telefone, script é uma técnica de preparar as palavras que serão usadas para abordar a venda com o cliente. Essa espécie de guia pode ter duas formas:

  • flexível: ideal para vendas receptivas — como televendas de ecommerce —, pois permite que o vendedor adapte-se a qualquer cliente que entre em contato. Nesse script é descrito boas maneiras de apresentação, argumentos mais indicados, como aumentar o ticket médio e outros detalhes que dão apoio ao vendedor;
  • roteiro: diferentemente do anterior, esse modelo de script não dá somente um apoio ao vendedor, mas contém exatamente tudo o que deve ser dito. Ele é mais indicado para as vendas ativas de telefone, porque trazem todas as frases exatas que o vendedor pode dizer, auxiliando na abordagem desse tipo de contato.

Independentemente do tipo de script escolhido, pense em reunir sua equipe de vendedores para pensar nas melhores abordagens e quais dicas devem estar neste guia. Além disso, promover o diálogo entre os colaboradores facilita que todos estejam alinhados com as melhores práticas.

4. Treine seus colaboradores

O treinamento dos atendentes de televendas deve ser uma prática constante, pois é normal que o call center atualize seus processos e tecnologia com frequência. Os vendedores precisam ter acesso as melhores práticas e abordagens para que o cliente tenha satisfação no atendimento.

Além disso, estimule trocas de experiência entre a sua equipe. Isso favorece o clima organizacional e permite que aqueles vendedores mais experientes transmitam seu conhecimento e capacitem os mais novos.

5. Invista em tecnologias

Pense na seguinte situação: a ligação está com um chiado, mas você consegue entender o cliente. Quando está quase finalizando o processo todo, a argumentação já foi aceita e o consumidor indicou interesse, o barulho se intensifica e já não consegue ouvir mais nada. Ainda por cima, a ligação cai.

O que fazer em uma situação dessas? As tecnologias fornecem ótimos recursos para que problemas assim não ocorram — ou se acontecerem, tenham uma solução eficaz.

Veja algumas opções de ferramentas tecnológicas e seus impactos nas vendas por telefone:

  • PABX Virtual: é uma versão moderna do gerenciador de ramais. O PABX Virtual fornece vários recursos para gerenciar as chamadas, como monitoria em tempo real, relatórios e gravação de ligações;
  • URA: a Unidade de Resposta Audível, ou URA, é um sistema eletrônico que distribui as ligações para a central, direcionando cada chamada para um colaborador disponível. Com ela alguns processos, como 2ª via de boletos, podem ser automatizados dando mais produtividade para seus vendedores;
  • Callback: esse recurso permite retornar a ligação do cliente quando a chamada cai. Ele também pode ser implementado para diminuir a fila de atendimento. Ele agenda o retorno das ligações dos consumidores que estão aguardando acima de determinado tempo, por exemplo.
  • Discador automático: é uma ferramenta excelente para fazer vendas ativas por telefone. O agente programa todos os números para os quais irá ligar nos próximos minutos e o discador faz as chamadas automaticamente. Isso permite que o colaborador tenha mais produtividade e possa focar em outras tarefas, como estudar o script;
  • Telefonia VoIP: esse tipo de telefonia utiliza a Internet para fazer ligações. Ela reduz os gastos das empresas, além de manter a qualidade das chamadas. Outro ponto é a alta escalabilidade dessa tecnologia, permitindo que o call center possa crescer em questão de minutos;
  • 0800 Virtual: o número 0800 é excelente para atrair os clientes para seu televendas. Mas não se preocupe com o preço, pois o número 0800 oferecido pela telefonia VoIP traz ótimos recursos que ajudam a controlar os gastos.

6. Pense na experiência do cliente

O conceito de marketing para experiência do cliente é oferecer um bom atendimento em todos os pontos de contato que o consumidor tem com a empresa. Então, se ele já comprou um produto e foi bem atendido, é preciso que o pós-vendas ofereça o mesmo nível de atendimento.

Pense, também, em acrescentar valor ao seu canal de atendimento. Qual vantagem o cliente tem em ligar para sua central? Cordialidade, agilidade, informações precisas, atendimento personalizado? Use esse diferencial a seu favor e ofereça uma experiência única para seus consumidores.

7. Crie um guia humanizado

O atendimento humanizado é uma exigência do consumidor moderno. Ele não quer ser apenas uma fonte de vendas e lucro para sua empresa, ele quer um bom atendimento, experiências únicas e ser tratado como o ser humano que ele é.

Por isso, pense em elaborar um guia sobre atendimento humanizado, dando dicas de comportamento e postura. Alguns pontos que podem ser abordados no guia:

  • educação e cordialidade nas abordagens, evitar argumentos incisivos e agressivos;
  • oferecer simpatia nas palavras, pois o telefone não permite contato visual. O tom de voz deve ser confortável para falar e ouvir;
  • exercício da empatia para compreender os problemas do cliente e oferecer as melhores soluções;
  • uso de linguagem inclusiva para melhor atender a todo tipo de público;
  • expressões que não são mais aceitas em nossa sociedade, como ditados machistas, pronomes racistas e homofóbicos.

8. Estabeleça KPIs

As KPIs — sigla para Key Performance Indicators, ou Indicadores-chave de Performance — medem dados do call center que podem ajudar os gestores a impulsionar as vendas por telefone. É preciso estabelecer alguns indicadores para compreender o andamento da operação e eficácia do atendimento.

Além de calcular as KPIs corretas, é preciso que cada supervisor acompanhe os resultados e alinhe sua equipe. Veja exemplos de indicadores de desempenho usados nas vendas por telefone:

  • TMA — tempo médio de atendimento;
  • TME — tempo médio de espera;
  • FCR — first call resolution, ou, taxa de resolução de primeiro contato;
  • NPS — net promoter score, ou, valor de promoção da rede (de clientes);
  • BTC — best time to call, ou, melhor horário para ligar;
  • Taxa de amplificação;
  • Taxa de abandono;
  • Quantidade de transferências internas;
  • Nível de Serviço

As vendas por telefone têm diferenças do atendimento feito presencialmente, e conseguem um maior alcance de clientes. O ideal é sempre desenvolver boas práticas para otimizar o call center para as vendas.

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Converse Telecom14-03-2019

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