Capacitar a equipe de telemarketing ativo deve ser uma das prioridades dos gestores de times de atendimento. Não somente porque os treinamentos alinham colaboradores com os objetivos da empresa, mas também porque nivelam o atendimento ao mesmo tempo em que melhoram sua qualidade.
Porém, é preciso seguir boas práticas para que a capacitação de equipes seja produtiva e não gere apenas gastos. Uma equipe de telemarketing ativo bem treinada consegue superar obstáculos, atingir metas e fidelizar clientes.
Se você deseja ter uma equipe de telemarketing ativo capacitada para prestar o melhor atendimento, veio ao lugar certo. Acompanhe as próximas linhas do nosso artigo e saiba dicas preciosas para o treinamento perfeito!
5 dicas poderosas para capacitar equipes de telemarketing ativo
O passo mais importante de toda técnica de capacitação de equipes de telemarketing é o feedback. Essa ferramenta de análise e resposta sobre o comportamento do atendente é fundamental porque ressalta pontos positivos que o colaborador deve manter, assim como é pontual nas questões que precisam de atenção e correção.
Veja outras práticas eficientes para capacitar equipes de telemarketing ativo:
1. Valorize seus atendentes
A motivação é parte importante no desempenho dos atendentes e, justamente por isso, deve ser foco das técnicas de capacitação. Colaboradores motivados enxergam a empresa como uma unidade e sentem-se parte disso.
Como consequência, os atendentes conseguem absorver mais rapidamente os protocolos e procedimentos que devem ser realizados, além de vestirem a camisa da empresa, como um verdadeiro time em sinergia.
2. Recompense adequadamente
É muito comum, como parte do processo de valorização dos atendentes, que os gestores distribuam prêmios às equipes. Essa tática é muito eficiente e surte resultados positivos em curto prazo. Porém, é necessário tomar cuidado com alguns pontos importantes.
A recompensa não deve ter valor desproporcional ao trabalho realizado para conquistá-la. Ou seja, tarefas simples devem ser recompensadas com gestos simples e significativos.
Facilitar a decisão sobre a quantidade, o valor e os tipos de recompensas adequadas para seus colaboradores é muito simples. Tenha uma conversa franca com sua equipe e ouça sua opinião sobre o tema.
3. Ouça com atenção
Durante os encontros com seus colaboradores, certifique-se de ouvir mais do que falar. Afinal, é o momento de eles serem ouvidos e levados em consideração por serem peças primordiais no atendimento ao cliente. Portanto, faça perguntas que estimulem o compartilhamento de ideias.
É importante anotar palavras-chave sobre as reuniões em grupo, para que ajudem nas tomadas de decisões, assim como no processo de capacitação das equipes de telemarketing ativo.
4. Seja exemplo
A confiança é parte fundamental de um relacionamento entre atendentes de telemarketing ativo e seu gestor. Exatamente por isso que é necessário ser o exemplo para aquelas pessoas que olham na sua direção esperando instruções para emergências e decisões.
Só faça promessas que possa cumprir e, em casos excepcionais, quando não as cumprir, posicione-se com uma solução. São gestos pequenos que têm impactos mais profundos na construção da confiança. É importante que os colaboradores sintam que podem contar com seus gestores.
5. Faça treinamentos
Os treinamentos não são apenas importantes, mas obrigatórios. Todo gestor que deseja ter uma equipe de telemarketing ativo capacitada faz treinamentos adequados para compartilhar conhecimentos, assim como alinhar estratégias, atualizar procedimentos e ensinar novas habilidades.
Todos esses motivos são suficientes para expressar o quão é necessário que o gestor trabalhe com parcerias capacitadas para conduzir as atividades de treinamento. Coachings e consultores de recursos humanos são os profissionais mais indicados para auxiliarem com essa questão.
A capacitação da equipe de telemarketing ativo deve ser um projeto em constante produção. Isso porque os procedimentos são atualizados com bastante frequência, além de haver acréscimo de novas tecnologias e sistemas de atendimento.
Para mais posts sobre atendimento ao cliente, tecnologias de call center e gestão de equipes, não deixe de nos seguir nas redes sociais. Estamos presentes no Facebook e no LinkedIn!