Um plano de marketing bem elaborado pode dar à empresa um impulso expressivo no mercado. Adotá-lo como estratégia no negócio não só pode alavancar as vendas como diferenciar e referenciar a marca dentro do segmento.
Muitas ações podem ser tomadas partindo de um objetivo concreto — que leve em consideração as variáveis de fora para dentro, como por exemplo, uma promoção relâmpago da concorrência. Não é fácil detectar o impacto em uma análise breve e imediata, por isso, o ideal é ter um plano.
Neste post, você vai saber o que é e qual a importância de um plano de marketing dentro do universo corporativo, além dos 7 passos para a elaboração de uma estratégia abrangente. Boa leitura!
O que é um plano de marketing?
Quando uma empresa decide adotar uma estratégia clara e objetiva para vender seus produtos ou serviços, podemos dizer que há um plano de marketing em implantação.
Dentro dessa estratégia é fundamental constar um descritivo completo do processo de desenvolvimento do produto e como ele chegará ao mercado. Todos os custos referentes deverão ser previstos (produção, mão de obra, arte gráfica, design, entre outros), para não inibir o desenvolvimento e o crescimento do negócio.
Qual a importância do plano de marketing para as empresas?
O plano de marketing funciona como uma bússola que conduz ações a um resultado concreto e não apenas às tentativas de agradar ao cliente — que, exigente, demonstra interesse tão logo estabelece contato com uma marca que se preocupa em corresponder às suas expectativas.
Quais são os passos para elaborar um plano de marketing?
Desenhar o passo a passo de um plano de marketing facilita a visualização de todos os aspectos de alcance e impacto — definição do público-alvo, preferências de compra, aceitação do produto, volume de vendas almejado, receita prevista, concorrência.
Não espere que o mercado determine pela sua empresa o que é preciso fazer para atingir grandes resultados. Caminhe baseado em aspectos mensuráveis, que facilitem um diagnóstico rápido e uma ação corretiva imediata. Veja os 7 passos a seguir!
1. Analise a situação da empresa
Trace um perfil da organização com informações objetivas — carteira ativa de clientes, produtos de maior comercialização, nível de satisfação do cliente — ou seja, detalhes que poderão ajudar no mapeamento e embasar a elaboração do plano.
2. Identifique as ameaças e oportunidades
Complementando a situação interna estão todas as variáveis externas que impactam diretamente o negócio. Tanto as oportunidades quanto as ameaças da concorrência devem ser consideras para formatar e delinear o melhor plano de marketing para a sua empresa.
3. Defina o perfil do público-alvo
Para quem a sua empresa deseja trabalhar e vender? Identificando o público-alvo será muito mais fácil montar um plano direcionado. O comportamento de compras baseado em dados sociais e pessoais determina o potencial de consumo de um grupo específico.
4. Conheça o mercado de atuação
É essencial saber a fundo sobre o mercado no qual o negócio da sua empresa está inserido. Quanto maior a clareza no entendimento desse cenário, mas fácil será aplicar estratégias de vendas e marketing, com fortes chances de conversão e aumento da vantagem competitiva.
5. Defina metas e objetivos claros
Tudo fluirá muito melhor se você souber aonde quer chegar. Não adianta estabelecer metas que nem a empresa nem o time interno conseguirão alcançar.
Mantenha a chama do desafio acesa — somente um plano real e tangível terá esse poder — e, certamente, a equipe compreenderá a importância do comprometimento para beneficiar e patrocinar as próprias conquistas.
6. Considere a jornada de compra do cliente
O consumidor deixa impressões por onde passa dentro do ambiente físico e virtual. Dê total atenção à jornada de compra do cliente e será possível detectar suas preferências levando em conta a experiência que viveu e os feedbacks que proporcionou sobre os produtos e serviços que a sua empresa oferece.
7. Observe a concorrência
Saber o que e como pratica o seu concorrente abre a possibilidade para alterações no formato de atendimento da sua empresa visando uma melhor adequação às práticas do mercado. Inclua estratégias similares para equiparar o seu negócio ao da concorrência.
Quais são os erros que podem minar as estratégias do plano de marketing?
Muitos são os erros cometidos durante a elaboração de um plano de marketing: tentar alcançar um público de abrangência além das possibilidades da empresa, deixar de medir resultados, não focar nos objetivos ou manter o plano desatualizado são alguns exemplos.
As estratégias permitem conhecer de perto os desejos e necessidade dos clientes. Nunca será fácil agradar em totalidade a um consumidor, mas será sempre instigante investir em estratégias para chegar bem próximo dos seus anseios e, nisso, um plano de marketing pode ser eficaz.
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