Saber qual a diferença entre VoIP e telefonia IP é fundamental para as empresas que estão procurando meios eficazes para economizar com telefonia.
Isso porque, com uma rápida análise da oferta de soluções para economia em telefonia, as opções online são as que mais se destacam, como é o caso do PABX virtual, VoIP e similares. A questão é que, sem saber o que os fornecedores estão, de fato, oferecendo, fica difícil comparar e decidir com qual deles fechar negócio.
Por isso, neste post trouxemos as informações sobre as diferenças entre os termos e outros pontos fundamentais para seu entendimento e escolha. Acompanhe!
O que é telefonia IP?
Telefonia IP pode ser considerada a infraestrestrutura que permite o uso da tecnologia de transmissão de Voice over Internet Protocol, ou VoIP, como é mais conhecida.
Dessa maneira, inclui principalmente os equipamentos e a rede construída para a promover a transmissão VoIP, como os aparelhos ATA que adaptam os modelos analógicos e telefones IP. Mas, de forma resumida, podemos dizer também que é ela que proporciona o ambiente para que o VoIP aconteça.
O que é VoIP?
VoIP é uma tecnologia que permite a transmissão da voz por um protocolo de Internet. Nesse caso, sua tecnologia converte os sinais analógicos em digitais, e, assim, os transmite na rede.
Na experiência entre os interlocutores, nada muda: o primeiro transmite sua informação por voz e o segundo a recebe no mesmo formato, ou seja, tudo transcorrerá normalmente, mas para aquele que realiza a chamada as tarifas de telefonia serão reduzidas em comparação à telefonia tradicional.
Essa economia acontecerá porque na internet não existe distinção entre ligações locais, interurbanas ou internacionais.
Serviços agregados à telefonia VoIP
Outros serviços podem ser operacionalizados a partir da tecnologia VoIP. Entre eles, podemos listar:
- PABX virtual, que permite que setores ou profissionais em diferentes localidades dividam o mesmo agrupamento de ramais;
- SMS em massa, com disparo automatizado, por exemplo, de promoções, informações e cupons de ofertas para uma lista de números celulares selecionados no banco de dados;
- número virtual, que corresponde a um número para recebimento de chamadas. Esse número pode ter um código de área diferente da região de localização da empresa. Sendo assim, a empresa pagará tarifa local para as ligações provenientes da região do código de área escolhido, gerando economia.
Inclusive, o número 0800 também pode ser incluído na telefonia VoIP.
Qual a diferença entre VoIP e telefonia IP?
Já dissemos que uma tecnologia engloba a outra, ou seja, para o VoIP acontecer, é necessário ter uma infraestrutura que é a telefonia IP.
Você provavelmente utilizará equipamentos de telefonia IP de um fornecedor e o serviço de voip de outro.
É bem simples a diferença entre VoIP e telefonia IP, pelo menos conceitualmente, não é mesmo? Mas seus benefícios e qualidades podem ser muito mais fáceis de compreender na prática.
Quer fazer um teste gratuito da telefonia VoIP? Então faça contato com os consultores da Converse Telecom. Conheça nossas soluções disponíveis para seu negócio!