Siga-nos
Como Ligar
Como Configurar
Converse Telecom
  • Área do ClienteClique Aqui
  • E-Mailatendimento@conversetelecom.com.br
  • Início
  • Quem Somos
  • Soluções
    • Telefonia Voip
    • Discador Automático
    • Número Virtual (DID)
    • Número 0800
    • SMS em Massa
    • PABX Cloud
  • Blog
  • Seja Parceiro(a)
  • Contato
  • Ticket suporteRegistre aqui o seu chamado
  • Meus chamados
INICIAR TESTE GRÁTIS
Converse Telecom
  • Início
  • Quem Somos
  • Soluções
    • Telefonia Voip
    • Discador Automático
    • Número Virtual (DID)
    • Número 0800
    • SMS em Massa
    • PABX Cloud
  • Blog
  • Seja Parceiro(a)
  • Contato
  • Ticket suporteRegistre aqui o seu chamado
  • Meus chamados
TESTE GRÁTIS
image
  • Início
  • Quem Somos
  • Soluções
    • Telefonia Voip
    • Discador Automático
    • Número Virtual (DID)
    • Número 0800
    • SMS em Massa
    • PABX Cloud
  • Blog
  • Seja Parceiro(a)
  • Contato
  • Ticket suporteRegistre aqui o seu chamado
  • Meus chamados
INICIAR TESTE GRÁTIS

Número virtual: saiba o que é e quais as vantagens para a sua empresa

Tecnologia Número virtual: saiba o que é e quais as vantagens para a sua empresa
Número virtual brasileiro

Geralmente, as linhas telefônicas pertencem a uma determinada região. Por exemplo, números com DDD 11 são da capital de São Paulo e outras cidades do estado, assim como o DDD 51 é de Porto Alegre e outras cidades do estado do Rio Grande do Sul. Já o número virtual brasileiro é um serviço que pode ser configurado com o código de longa distância da região escolhida.

O dono de um número virtual brasileiro pode atender as ligações em um smartphone, por meio de um aplicativo chamado Softphone, mesmo que o aparelho tenha um chip associado a um outro número e DDD.

Receba ótimos conteúdos gratuitos!

Cadastre-se e receba conteúdos superinteressantes.

Não faremos spam e manteremos seu e-mail em sigilo. Descadastre-se quando quiser.

Isso é possível porque o número virtual utiliza a tecnologia VoIP, um sistema telefônico baseado nos protocolos de internet. Para compreender mais sobre números virtuais, continue com a gente. Boa leitura!

Como funciona?

Os números virtuais brasileiros também são conhecidos como DID (Direct Inward Dialing) ou números receptivos. Por meio deles, sua empresa pode criar um número virtual com prefixo de qualquer lugar.

Por exemplo, imagine uma empresa situada no Rio Grande do Sul, mas que tem muitos clientes no Ceará. Ela pode criar um número virtual DID com o prefixo desse estado, trazendo uma maior proximidade com seus contatos.

Por causa do VoIP, os números virtuais não precisam de cabos e fios para serem instalados. Além disso, por utilizarem a internet, podem funcionar em qualquer localidade que tenha boa conexão. Ao contratar esse serviço, junto à operadora VoIP, o cliente escolhe o DDD desejado.

Os números virtuais apenas recebem ligações e para isso precisam dispor de um dos seguintes itens:

  • ATA: significa Adaptador de Telefone Analógico. É um pequeno aparelho que se conecta ao telefone e que converte um telefone analógico em digital, permitindo que ele se conecte a uma rede VoIP e transforme pacotes de voz em pacotes de dados.
  • softphone: são aplicativos instalados em qualquer dispositivo digital com internet — tablets, smartphones, computadores e notebooks.
  • telefone IP: é um modelo moderno de telefone que foi criado para o uso de telefonia pela internet. Eles são ligados diretamente na rede.

Quais as diferenças entre os números receptivos?

O DID é um número receptivo, aqueles que têm como função o recebimento de chamadas, não a realização de ligações. Entre os mais comuns temos:

  • 0800: tipo de número não geográfico, sem indicação de região. Quem paga a ligação é o assinante;
  • 4003: tipo de número não geográfico, sem indicação de região. A conta é dividida entre assinante e quem faz a ligação;
  • DID: tipo de número geográfico, com indicação de região. Quem liga é que paga pela ligação.

Por que utilizar um número virtual?

Os números virtuais conferem certas vantagens às empresas. As principais são o baixo custo e facilidade de instalação, mobilidade, facilidade de contato com os clientes e aumento da credibilidade.

Baixo custo e facilidade de instalação

Por serem simples de ser configurados e instalados, geralmente as operadoras não cobram taxa de adesão aos números virtuais e a mensalidade é barata.

Não há necessidade de contar com uma infraestrutura telefônica na empresa, sendo possível utilizar dispositivos móveis ou computadores para se conectar com as linhas virtuais.

Mobilidade

O número virtual funciona em qualquer lugar que disponha de uma boa conexão com a internet. Além disso, a ligação pode ser recebida em um smartphone por meio de um aplicativo chamado Softphone ou da função siga-me.

Em tempos de trabalho remoto, essa mobilidade é fundamental para manter contato com todos os membros do time e também com os clientes.

Facilidade de contato com os clientes

Por custarem o preço de uma ligação local, para quem liga de uma região de mesmo DDD do número virtual, os clientes ligarão mais para a empresa do que ligariam caso ela só disponibilizasse números convencionais de outro DDD.

Aumento da credibilidade

A possibilidade de escolher o DDD a ser instalado passa a impressão de que a empresa está presente fisicamente em várias localidades, impactando no aumento da credibilidade da mesma.

Vale a pena salientar que as empresas podem contratar quantos números virtuais desejarem, assim, a maioria das regiões dos clientes podem ser atendidas. É possível direcionar todas as chamadas das linhas virtuais contratadas para o mesmo local de atendimento, facilitando o suporte ao cliente e modernizando centrais de SAC.

Aplicação de novas tecnologias

Além de todas as vantagens citadas acima, também temos a aplicação de outras tecnologias que são utilizáveis em meios de telefonia analógica como:

  • Siga-me: o número pode ser configurado para encaminhar a ligação para outro telefone em diversos casos;
  • Saudação de atendimento: a gravação de uma mensagem de boas vindas no momento do atendimento;
  • URA: a Unidade de Resposta Audível é uma tecnologia de encaminhamento por opções no teclado numérico, permitindo que o usuário seja direcionado para o atendimento adequado;
  • Secretária eletrônica: uma caixa de mensagens virtual para gravar todos os recados deixados pelos clientes.

Como utilizar?

Existem algumas situações como utilizar os números virtuais. Veja algumas:

  • no atendimento comercial, receptivo pluri regional ou internacional, com custo de ligação local;
  • na comunicação com colaboradores de home office, podendo distribuir números corporativos a eles;
  • no contato com trabalhadores autônomos, que podem contratar um número virtual e atender, no mesmo dispositivo, chamadas pessoais e profissionais.

O que considerar na hora de implantar?

Na hora de contratar um serviço de número virtual e toda uma infraestrutura digital de telefonia, é preciso verificar algumas situações chave. Entre elas podemos destacar.

Condições da internet

Como se trata de um número digital, é preciso contar com um sinal de internet para utilizá-lo, sendo que antes mesmo de contratar esse serviço, é preciso que você busque um fornecedor de rede.

É fundamental contar com um sinal de qualidade, pois uma conexão com a web que tenha instabilidade pode prejudicar a qualidade das chamadas.

A velocidade ideal varia muito da demanda. Por exemplo, em uma empresa que precisa de 10 ramais, 10 megas são suficientes para um resultado de qualidade, sendo que cada ramal utiliza, em média, cerca de 100kbps de upload e download por ligação.

Escolha do fornecedor

A escolha do fornecedor do serviço de número digital também é muito importante. Nos últimos anos, tivemos uma multiplicação da oferta de serviços como esse no mercado.

Contudo, nem todas as empresas estão habilitadas a prestar um serviço de qualidade ou ofertar as melhores opções em telefonia digital para a sua empresa.

Além disso, nem todas as operadores disponibilizam o DID, e por conta disso, é preciso verificar essa disponibilidade, visto que a cobertura no Brasil ainda é um tanto quanto limitada.

A Converse Telecom conta com uma equipe especializada que pode verificar todas as suas demandas e buscar pela melhor opção possível para o seu negócio.

Portabilidade do DID

Por fim, mesmo que você já tenha o DID, existe a portabilidade, no caso de sua empresa não estar satisfeita com o serviço prestado pela sua fornecedora atual, podendo buscar por outro prestador.

O número virtual brasileiro é um serviço moderno, porém simples de ser implementado e como visto acrescenta várias vantagens às empresas contratantes. Os números virtuais podem ser integrados ao PABX Cloud, por exemplo.

Agora, aproveite e assine nossa newsletter para receber conteúdos de qualidade!

banner converse telecomPowered by Rock Convert
Converse Telecom11-11-2018

Tecnologia

  • Anterior5 dicas infalíveis para conseguir capacitar a equipe de telemarketing ativo

  • PróximoVeja por que o atendimento omnichannel é o certo para a sua empresa

Veja Mais ...

Como escolher o pabx virtual

PABX Virtual: como escolher o melhor prestador desse serviço!

Tecnologia

PABX Virtual: como contratar este serviço!

Tecnologia
SMS em massa

Como enviar SMS em massa? Descubra neste post!

Tecnologia

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

  • Negócios
  • Tecnologia
  • Uncategorized

Posts Populares

  • 4 dicas para otimizar o uso de call center para vendas 2 visualizações
  • como fazer um script de vendas por telefone Veja como fazer um script de vendas por telefone de sucesso 2 visualizações
  • Cultura do feedback: saiba o que e é qual a sua importância nas empresas 2 visualizações
  • Operadora VoIP. Saiba como escolher a melhor! 2 visualizações
  • call center próprio e call center terceirizado Call center próprio e call center terceirizado: qual a melhor opção? 2 visualizações

MISSÃO

Disponibilizar serviço de comunicação por telefone de baixo custo em relação a telefonia tradicional e alta qualidade através da tecnologia de voz sobre (VOIP) com um ótimo atendimento.

_
  • Início
  • Quem Somos
  • Blog
  • Seja Parceiro(a)
  • Contato
  • Ticket Suporte
  • Meus chamados
_
  • Telefonia Voip
  • Número Virtual (DID)
  • Número 0800
  • SMS em Massa
  • PABX Cloud
_
Converse Telecom
  • atendimento@conversetelecom.com.br
Copyright 2018 © Todos os Direitos Reservados | CNPJ 09.397.600/0001-00