As metodologias de gestão têm a importante função de reunir e organizar os recursos humanos de uma empresa, de modo a direcionar as equipes aos objetivos do negócio. Para isso, duas das alternativas mais pertinentes são a gestão por competência e gestão por desempenho.
Neste post, veremos as características de cada uma delas, assim como as principais diferenças entre as abordagens e os benefícios que são capazes de trazer para uma organização. Boa leitura!
O que é a gestão por competência?
A ideia desse modelo é integrar os recursos humanos à visão, à missão e aos valores da empresa, com base na competência das pessoas. Colocando de outra forma, a gestão por competência busca encontrar o equilíbrio entre as qualificações dos colaboradores e os requisitos que os cargos da empresa exigem daqueles que pretendem ocupá-los.
Para isso, é preciso analisar o conhecimento que a pessoa já tem, suas habilidades — incluindo a capacidade de adquirir novos conhecimentos — e experiência.
Esses aspectos podem ser mapeados durante o processo de recrutamento, mas é importante mantê-los atualizados depois que as pessoas forem efetivadas. Visto que os profissionais estão em constante evolução, também cabe à gestão por competências acompanhar o seu processo de desenvolvimento.
O que é a gestão por desempenho?
Esse outro conceito de gestão tem como objetivo melhorar o desempenho da empresa, tendo como principal critério o resultado dos colaboradores. Isso se dá estabelecendo metas estratégicas e por meio de métodos de mensuração da performance.
Lembrando que, para a otimização da produtividade e a efetividade da equipe em encontrar soluções, a coleta, o monitoramento e a análise do desempenho dos colaboradores é essencial.
Tudo isso envolve consultas ao sistema de gerenciamento de tarefas da empresa, comparação entre os resultados obtidos e os resultados esperados pelos gestores e reuniões para dar e receber feedback dos colaboradores.
Como diferenciar gestão por competência e gestão por desempenho?
A principal diferença entre os dois tipos de gestão está no fato de elas lidarem com quesitos de avaliação diferentes. Enquanto uma foca nas habilidades e considera o potencial de uma pessoa em contribuir para o sucesso da empresa, a outra observa a performance e a efetividade do seu trabalho.
Apesar de as diferenças entre as metodologias importarem, líderes e gestores devem saber que elas também funcionam de maneira complementar.
Com o devido mapeamento, é possível reconhecer as forças e fraquezas de todos os seus funcionários. Com isso, pode-se criar programas de treinamento para que melhorem certas aptidões ou encaixá-los em times em que possam desempenhar atividades mais satisfatórias dentro da organização.
Dessa forma, a motivação dos trabalhadores tende a aumentar, assim como a qualidade do seu trabalho. Consequentemente, teremos uma intensificação na capacidade produtiva, que acabará fortalecendo a competitividade do negócio diante de seus concorrentes no mercado.
Portanto, se você quer melhorar os resultados do negócio com uma administração eficiente dos recursos humanos, integrar gestão por competência e gestão por desempenho é altamente recomendável.
Gostou do nosso post? Siga a gente no Facebook e no LinkedIn e receba nossas atualizações com mais conteúdos como este!