Para que um negócio se mantenha competitivo no mercado, é importante fazer a gestão de fornecedores considerando as contribuições estratégicas de cada um de seus parceiros no planejamento da empresa.
É preciso lembrar que um bom relacionamento comercial com os fornecedores pode garantir melhores negociações de preço, regularidade nas entregas, apoio em situações emergenciais de alta ou baixa demanda, possibilidade de trabalhar com estoques mais enxutos e, claro, manutenção da qualidade nos produtos finais.
Então, como fazer isso de forma otimizada? Temos algumas sugestões para seu negócio. Confira!
Classifique seus fornecedores e elimine os que não derem certo
Existem vários fornecedores disponíveis no mercado e a empresa deve buscar aqueles que são mais compatíveis com suas necessidades, certo? É possível usar alguns critérios para a escolha deles, como buscar indicações, preferir os líderes de mercado etc.
Porém, uma vez que tenha iniciado as relações comerciais com eles, faça uma classificação sobre seus serviços e fornecimentos para detectar aqueles que apresentam maior compatibilidade com as necessidades do seu negócio. Então, assim que tal informação estiver clara, elimine aqueles que não ofereçam um nível de serviço satisfatório.
Use um software para gestão de fornecedores
É aconselhável ter mais de um fornecedor para um mesmo serviço, produto ou matéria-prima, ainda que a empresa priorize as compras com apenas um deles. Assim, ter um software que apoie sua gestão garante que a empresa tenha uma visão completa dos pedidos, últimas cotações de preços, volume negociado e até condições especiais.
Além disso, é importante lembrar que existem vários segmentos de fornecedores para um mesmo negócio, assim como prestadores de serviços direta ou indiretamente ligados à atividade da empresa.
Todos eles devem trabalhar dentro do que foi planejado para assegurar que a empresa também exerça suas atividades e atenda aos clientes satisfatoriamente, não é mesmo? Com um software que centralize todos eles em um só ambiente, é muito mais fácil organizá-los e garantir que todos eles estejam em dia.
Seja pontual nos pagamentos a fornecedores
Um contrato de fornecimento inclui direitos e deveres das duas partes, e o pagamento dentro da data acordada é um dos itens mais relevantes para o fornecedor. Isso demonstra que seu negócio é um bom cliente, que deve ser mantido satisfeito e tem uma saúde financeira que não trará problemas para suas comercializações.
Além disso, considerando que seu fornecedor também é um negócio que precisa girar, o pagamento pelos seus serviços será convertido em novos negócios, pagamentos de funcionários e demais custos da própria empresa dele.
Dê um feedback constante sobre sua satisfação
Para que seus fornecedores saibam que estão atendendo suas expectativas, é importante receberem feedbacks sobre sua satisfação. Além disso, regularmente relatar sua opinião sobre os serviços ou insumos comprados também demonstra que sua gestão está atenta ao processo e à qualidade dos produtos.
Nesse cenário todo, a tecnologia traz importantes contribuições para agilizar as relações e processos entre a empresa e seus fornecedores, e, acima de tudo, garante objetividade e transparência na comunicação. Aliás, deixar as demandas e expectativas claras é essencial desde o início, não é mesmo?
Quer saber como assegurar que as duas partes, ou seja, tanto a empresa quanto a fornecedora, estejam cientes das expectativas e condições do contrato antes mesmo da primeira compra?
Leia agora mesmo sobre o que é RFP e como elaborá-la, e descubra como isso pode ajudar na gestão de fornecedores do seu negócio.