As empresas sempre utilizaram o telefone no seu cotidiano, em processos internos e negociações com clientes e parceiros de diversas localidades. Isso, é claro, representava um custo considerável para os negócios, mas com a evolução tecnológica das últimas décadas e o surgimento da telefonia VoIP, essa realidade mudou.
Mas afinal, o que é e quais são os benefícios do VoIP? Como isso pode ajudar o seu negócio? Além dos aspectos financeiros, será que a tecnologia pode promover outras melhorias para a sua empresa? Confira o post e tire suas dúvidas!
A tecnologia VoIP
Criada e comercializada a partir dos anos 1990, a tecnologia VoIP (sigla para Voice over Internet Protocol, ou voz sobre protocolo de internet) utiliza a web para fazer e receber ligações de voz.
No sistema VoIP, a voz é codificada em sinais digitais que trafegam pela internet até serem convertidos novamente em voz quando chegam ao destino. Essa moderna tecnologia possibilita a convergência entre a telefonia e a internet.
Os benefícios do VoIP para a sua empresa
Agora que você já sabe o que é a tecnologia VoIP, talvez tenha surgido a seguinte dúvida: “Quais são os benefícios do VoIP reais para a minha empresa?” Pois bem, a verdade é que existem mesmo algumas vantagens em utilizá-lo. Veja a seguir!
Redução do custo das ligações
Esse é um dos maiores benefícios. O VoIP é mais barato que a telefonia convencional, pois utiliza a internet para trafegar a voz. As ligações entre ramais VoIP são gratuitas, como ocorrer entre a matriz de uma empresa e suas filiais.
Redução de custos com infraestrutura
A implementação do VoIP também pode envolver o armazenamento do sistema na nuvem como nos casos dos serviços de PABX. Nessas situações o uso de centrais telefônicas físicas, que têm alto custo de aquisição e manutenção, local torna-se desnecessário.
Os PABX Voip recebem suporte e manutenção online, o que é muito mais dinâmico e não traz grandes impactos para a rotina do atendimento.
Aumento da mobilidade
Como a ligação por VoIP utiliza a internet e não uma linha telefônica convencional, você pode realizar suas chamadas de qualquer lugar com uma boa conexão com a internet. Além disso, com o uso de aplicativos chamados softphones, é possível utilizar o VoIP por meio de um smartphone, tablet ou computador.
Otimização dos recursos
Como a redução dos custos das ligações ao utilizar o VoIP, o valor economizado pode ser reinvestido na operação de forma otimizada, seja aumentando o número de posições de atendimento, seja contratando treinamentos externos para melhorar a performance dos colaboradores. Em qualquer dessas situações, a produtividade é, portanto, beneficiada.
Segurança
As ligações entre ramais VoIP, como as que são feitas entre dois computadores, são criptografadas, favorecendo assim a privacidade dos usuários.
Monitoramento
A tecnologia oferece facilidade na gravação de chamadas, o que é muito útil e necessário para algumas empresas como call center que celebram contratos e acordos com os clientes, ou que, por lei, precisam manter os registros.
Serviços agregados
PABX Cloud e 0800 VoIP são exemplos de serviços que podem ser implementados com a tecnologia VoIP, assim como o Número Virtual e o SMS em massa. Cada um deles tem uma aplicação que traz benefícios como você pode conferir a seguir:
- 0800 Voip — pelo custo acessível possibilita que micro – empresas possam também utilizar o serviço. Antigamente somente grandes empresas conseguiam aderir à tecnologia;
- PABX Cloud — oferece integrações com outros sistemas, escalabilidade e menor custo de implementação já que não exige a compra de centrais telefônicas. Além disso, os colaboradores podem trabalhar em home office;
- Número Virtual — permite que o número escolhido seja de qualquer DDD. Dessa maneira, os clientes de uma empresa que estiverem na mesma região do DDD que a empresa escolheu, pagará pela chamada o valor de uma tarifa local. Ou seja, permite que a empresa “marque presença digital” em áreas em que não possui filiais;
- SMS em massa — a um custo acessível garante campanhas de marketing, ações preventivas de cobrança e outras estratégias que minimizam o uso da telefonia tradicional.
Escalabilidade
Os benefícios do VoIP vão além e também incluem escalabilidade para a operação por meio do incremento ou da remoção de linhas com facilidade, e, na maioria das vezes, sem nenhum custo adicional. Ou seja, é possível se adaptar a mudanças de sazonalidade e picos de ligações sem dificuldades.
Diferencial competitivo
Para empresas que têm na telefonia parte considerável de seus custos, o VoIP é um grande diferencial. Afinal, ele contribui para as estratégias de expansão de mercado que seriam mais restritas caso não houvesse a economia que ele possibilita.
Dessa maneira, os concorrentes que não se adequam a essa nova possibilidade ficam em desvantagem e terão provavelmente o seu desempenho limitado em função de sua estrutura de custos com a telefonia convencional.
A forma de utilizar a tecnologia
Entre as formas de utilizar o VoIP, podemos citar:
- adaptador ATA, que é utilizado para ser conectado em aparelhos analógicos para possibilitar a conversão do sinal analógico em digital. Permite por exemplo utilizar o VoIP através de um aparelho telefônico convencional ;
- telefone IP, que dispensa o uso do adaptador ATA, bastando um cabo de rede comum para conectá-lo à internet;
- computadores, notebooks e tablets usando softphones, que são softwares que emulam um teclado telefônico na tela do dispositivo e que após configurados com os dados da operadora permitem a utilização da tecnologia;
- instalar apps no celular, fazer o registro no sistema e usar o pacote da internet do plano.
Cada negócio terá um formato mais adequado a seu perfil de uso. Por isso, é preciso fazer uma análise e contratar uma empresa especializada para dar suporte e consultoria.
O futuro do VoIP
Além dos benefícios do VoIP que já temos, existem outros que tendem a surgir e que deixam a tecnologia ainda mais interessante.
A inteligência artificial nas comunicações
Os sistemas de IA (Inteligência Artificial) em breve poderão ajudar a avaliar a qualidade da chamada — observando fatores como largura de banda e configuração de rede —, resolvendo problemas de ligação antes mesmo de os usuários entrarem em uma chamada.
O VoIP se tornará o padrão da telefonia
Com o aumento da cobertura e da qualidade da banda larga em todo o mundo, é certo que a tecnologia, nas próximas décadas, substituirá o PSTN como padrão de chamadas de voz. Portanto, quem já estiver com ela adotada sairá na frente da concorrência que não estiver atualizada.
Como você pôde ver aqui no post, existem várias razões para a sua empresa adotar de vez a tecnologia VoIP. Portanto, que tal começar a fazer a migração das suas ligações para esse sistema agora mesmo?
Gostou de conhecer os benefícios do VoIP? Entre em contato com a gente e veja como a Converse pode ajudar a sua empresa!