A tecnologia VoIP, ou Voice over IP, vem se tornando uma grande vantagem para empresas que buscam mais eficiência de custos nas comunicações internas e externas. É o sistema que permite realizar chamadas telefônicas e conferências usando a internet, sem precisar contar com planos caros de telefonia.
Mas o que é preciso para incluir o serviço na sua empresa e qual é a velocidade de internet ideal para VoIP? Vamos resolver as principais dúvidas sobre o assunto neste artigo. Confira!
A velocidade de internet ideal para VoIP
A utilização de uma internet com velocidade inadequada para a utilização do VoIP pode ocasionar picotes, eco e queda das chamadas.
Para descobrir qual é a internet ideal para o serviço é preciso analisar qual o número de ligações simultâneas pretendidas e o perfil de utilização da internet pelos usuários, pois conferências de vídeo, streaming e transferência de arquivos grandes chegam a consumir de 3 a 20 vezes mais banda do que a necessária para uma chamada de áudio que consome em média 50Kbps.
Além de contratar uma internet de velocidade adequada ao número de ligações pretendidas e perfil de nevegação dos usuários, uma das medidas que podem ser tomadas para a prevenção de efeitos indesejados nas ligações por oscilações de banda é a reserva de banda para o VoIP, que pode ser configurada no roteador.
A importância da estabilidade
Mas velocidade não é tudo. Outra característica relevante para o desempenho do VoIP é a estabilidade do link, ou seja, sua capacidade de fazer a troca de dados sem perda de informação ou picos de indisponibilidade.
Isso é ainda mais importante quando o colaborador está em contato com o cliente. Afinal, uma ligação que cai no meio de um atendimento prejudica a conversão e deixa uma imagem ruim do serviço para o público.
Nesse caso, um link dedicado pode favorecer o negócio — uma conexão exclusiva de internet que não precisa portanto ser compartilhada com outros clientes como acontece na contratação de link compartilhado.
Serviços agregados
Quando falamos de VoIP, a chamada telefônica pela internet é sempre o que vem à mente. Mas dá para tirar muito mais proveito da tecnologia.
Estamos falando de funcionalidades como números virtuais, SMS marketing, PABX, e 0800.
Esses serviços agregados podem ser gerenciados por um sistema online que monitora as chamadas e gera relatórios de utilização e produtividade.
A importância de contar com um bom fornecedor de VoIP
Escolher um fornecedor de qualidade é muito importante no momento da implementação, utilização e manutenção da tecnologia voip. A escolha do parceiro errado pode trazer experiências indesejadas e frustação. Não é incomum encontrar usuários que acreditam que a tecnologia não funciona e essa crença errônea poderia ter sido evitada se a escolha do fornecedor tivesse sido adequada.
Felizmente quem não é preparado dificilmente permanecerá em um mercado tão exigente quanto este.
Então, que tal contar com a assistência de uma empresa preparada hoje mesmo? Entre em contato conosco para conhecer melhor os serviços de VoIP oferecidos pela Converse Telecom.