É verdade que o SMS não é utilizado da mesma forma que tempos atrás. As pessoas físicas substituíram esse canal de comunicação por outros tipos de aplicativos. No entanto, no meio empresarial eles ainda são utilizados e são bem eficazes em estratégias específicas. SMS marketing e corporativo são ferramentas que trazem retornos interessantes de contato com clientes e devem ser auxiliares nas ações comerciais.
Quer entender melhor como funciona e por que devemos utilizá-los para ampliar o relacionamento com os clientes? Então, acompanhe para saber tudo!
Qual a diferença entre SMS marketing e corporativo?
Embora ambas sejam modalidades de envio de SMS em massa, o que as diferencia é o objetivo da mensagem. Entenda melhor o que significa cada um e para que são mais indicados.
SMS marketing
O foco do SMS marketing é o envio de mensagens como parte de estratégia de vendas, comunicações comerciais com os clientes. Por isso, são mais comuns para divulgações de produtos ou serviços, promoções e ofertas. É normal incluir no texto um incentivo à interação, com os conhecidos “call to action” (chamada para ação), do tipo “Aproveite!”, “Não perca!”, “Clique aqui!”.
O tamanho disponível para essa mídia é de 140 caracteres, uma vez que em todas as mensagens é obrigatório deixar para o usuário a opção de se descadastrar e não receber mais aquele tipo de mensagem.
SMS corporativo
Já utilizado há mais tempo pelas empresas, o SMS corporativo tem por objetivo a comunicação com clientes, fornecedores e colaboradores. A ideia é enviar uma mensagem de relacionamento, como lembrete de consultas, divulgação de eventos, avisos gerais ou qualquer outra informação que precise ser repassada para seu público de forma rápida e sucinta.
Diferentemente do SMS marketing, o corporativo tem disponíveis 160 caracteres para serem utilizados, pois não tem a obrigatoriedade do descadastro. Portanto, tem mais espaço.
Quais os principais benefícios desse tipo de estratégia?
Várias são as frentes que podemos utilizar de canais de comunicação com nossos clientes, então por que optar em utilizar o SMS em massa? Quais são os reais benefícios dele? Veja abaixo 8 motivos para começar a enviar agora mesmo.
1. Baixo custo
O custo do envio da mensagem é pequeno. Além disso, praticamente não existem despesas com a criação, já que não há necessidade de imagens ou design, apenas uma mensagem direta e simples.
2. Taxas de leitura
SMSs têm altos índices de leitura. Pesquisas estimam que 98% das mensagens são abertas em torno de 3 minutos após o recebimento. Bem maiores que o e-mail marketing, por exemplo, que tem média de 30% de abertura. Então, se o receptor lê, as possibilidades de retorno são mais eficazes.
3. Surpreendimento positivo
Um SMS recebido passa ao cliente uma impressão de maior proximidade com a empresa, surpreendendo – o positivamente. Além disso, a discrição oferecida pelos aparelhos móveis melhoram a experiência do usuário e traz fortalecimento da relação.
4. Agilidade
A facilidade de compor o texto e a rapidez com que as mensagens são enviadas e recebidas permite que seja uma ação bastante ágil.
5. Acessibilidade
Em função da mobilidade, o SMS pode ser lido a qualquer hora e em qualquer local. Sem contar que podemos alcançar quaisquer tipos pessoas, das mais diversas características e posições, sem a necessidade de acesso à internet, por exemplo, como acontece com os aplicativos.
6. Interatividade
Os clientes, fornecedores ou funcionários podem interagir imediatamente com o conteúdo e serem agentes participantes da comunicação. Assim que terminarem a leitura eles podem responder, ou acionar o call to action na palma das mãos.
7. Mensuração
A possibilidade de acompanhar as campanhas realizadas por SMS marketing e corporativo tornam a estratégia mais eficaz. A mensuração permite avaliar os resultados e, até mesmo, alterar a mensagem se necessário, para alcançar melhores rendimentos.
8. Ecologicamente correto
Campanhas de SMS em massa ajudam na preservação do meio ambiente, por evitar a produção de material impresso. Além de sustentável para a comunidade, ajuda a reduzir impactos financeiros à empresa.
Quais são as dicas para fazer campanhas de SMS marketing e corporativo?
Justamente por serem diretas e apenas por meio de textos, as campanhas de SMS precisam ser atrativas. Conheça algumas dicas para elaborar as estratégias e alcançar os propósitos.
Seja objetivo
São apenas 140 ou 160 caracteres, dependendo do tipo de SMS, portanto é imprescindível ser direto e objetivo. Transmita a mensagem de forma coerente, compreensível e sem deixar de ser interessante.
Tenha cuidado com erros de ortografia
O texto precisa sem bem escrito, então é necessária muita atenção a erros de ortografia ou de digitação. Esse tipo de falha reduz a credibilidade da mensagem e pode prejudicar a estratégia da campanha.
Segmente o público
Direcione a mensagem de acordo com o público que quer alcançar. Leve em consideração todas as informações sobre ele para potencializar o conteúdo e ser atrativo.
Estimule o engajamento
Inclua chamadas para ação, telefones de contato, endereços do site ou outras formas de contato para estimular a interação com o receptor. Uma boa dica é incentivar para que tome uma determinada ação dentro de um prazo estabelecido, para que o faça de forma mais rápida.
Tenha atenção aos horários
Ninguém gosta de receber mensagens comerciais em momentos inoportunos. Dê preferência para o envio dentro do horário de funcionamento da empresa ou, em casos bem específicos, naqueles em que sabe que o cliente estará disponível para ler.
Não faça spam
O princípio de SMS é a permissão. Envie mensagens somente para pessoas que, de alguma forma, concordaram com o recebimento. Além de desagradável, a prática contrária pode trazer problemas de bloqueios legais e causa efeitos ruins para a imagem.
Respeite o descadastramento
Se o cliente solicitou o cancelamento, atenda imediatamente. Insistir nesses envios pode ocasionar em repercussão inversa e afastar o cliente. Seja ético e busque conquistá-lo de outras formas.
Embora menos utilizadas do que no passado, no dia a dia das pessoas para conversar entre si, as mensagens de texto de celular ainda são poderosas aliadas das empresas. Por meio de SMS marketing e corporativo é possível alcançar os clientes de forma rápida e direta, com baixos custos. Para isso, basta montar corretamente a estratégia e seguir as dicas que citamos para colher os resultados.
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