Quanto mais integrada — sistema, telefonia, processos, pessoas — uma empresa funcionar, maiores são as chances de obter bons resultados. Com a comunicação unificada, cada vez mais, essa integração será eficiente e ágil tornando o diálogo mais fluido para favorecer o negócio.
O avanço tecnológico, mesmo mantido o hábito das ligações telefônicas permitiu a introdução de novas ferramentas e recursos para agregar valor e aumentar a interatividade.
Neste post, entenderemos melhor o conceito da comunicação unificada, quais são as vantagens da sua aplicação e como ela pode ser implementada na empresa para dar suporte às atividades de vendas, cobrança, compras e atendimento ao cliente. Confira!
O que é a comunicação unificada?
Trata-se do recurso de inovação tecnológica, desenvolvido para integrar os diversos canais de atendimento — telefone fixo, telefone móvel, fax, e-mail, chat, videoconferência — por interfaces que adequam o uso da internet, para facilitar e otimizar os processos dentro da empresa.
Valendo-se da inovação tecnológica tão difundida na atualidade, as empresas estão buscando ferramentas para otimizar e facilitar o curso das informações internas, logo, a comunicação unificada é um recursos excelente para esse fim.
Para empresas com grande volume de atendimento ao cliente e emissão diária de pedidos de compras, além das solicitações específicas, contar com uma comunicação unificada eficiente abre vantagem competitiva no mercado.
Quais são as principais as vantagens de contar com essa tecnologia na sua empresa?
A satisfação do cliente e a precisão do atendimento são ganhos que uma empresa pode ter ao implantar uma nova ferramenta de trabalho, mas existem outras vantagens que a comunicação unificada oferece ao negócio.
Redução de custos
Para obter melhorias, na maioria das vezes, é necessário um investimento, e isso não é diferente com a comunicação unificada. A aquisição dos equipamentos específicos para agrupar os canais de comunicação da empresa pode onerar o caixa em um primeiro momento.
Com o passar do tempo, a unificação sistêmica diminui os gastos com manutenções isoladas, deslocamento para reuniões e, até mesmo, ligações telefônicas tarifadas pelo meio convencional, o que será percebido já nos primeiros meses com reflexo nas contas.
Integração da equipe
Os diversos canais de comunicação que a empresa dispõe, quando integrados, poderão ser utilizados por todos os funcionários. Até mesmo aqueles que trabalham em viagens constantes poderão se comunicar com as outras equipes e dar andamento a atendimentos e pendências.
Maior eficiência do TI
O departamento de TI será favorecido, pois, passará a gerenciar apenas uma plataforma com variados serviços, facilitando o monitoramento e a manutenção quando necessário.
Melhora da mobilidade
Como a interface de comunicação unificada interage com vários equipamentos, poderá ser utilizada em tablets ou smartphones e dar aos funcionários a mobilidade de atendimento em casos de atividades operacionais que exijam um deslocamento frequente, não sendo mais necessário parar qualquer ação pela falta de informação ou contato.
Facilidade em realizar backups
Toda a movimentação de uma empresa realizada em ambiente virtual precisa passar pelo processo de backup para assegurar que as informações estarão armazenadas para uma pesquisa futura, caso necessário.
Em uma plataforma de comunicação unificada é possível realizar apenas um backup para todos os tipos de serviços e processar o arquivamento sem afetar a performance da empresa.
Aumento da segurança
A segurança e proteção dos dados são grandes preocupações da equipe de TI. O backup poderá ser programado com a periodicidade que a empresa julgar necessária para não correr o risco de perder informações.
Como aplicar a comunicação unificada?
As soluções podem até ser simples, mas os ganhos financeiros são expressivos quando se adere a um serviço de comunicação unificada em toda a empresa . Para uma boa implantação, busque no mercado por parceiros com expertise no assunto e suporte adequado.
A telefonia VoIP integra o telefone com a internet e trafega as informações de voz de forma codificada possibilitando que as ligações originadas e recebidas por fixo ou móvel, locais ou de longa distância, nacionais ou internacionais sejam realizadas com qualidade.
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